Empresários de todo o estado estiveram reunidos na tarde de sexta-feira (7) em Florianópolis, para reunião de diretoria da Facisc (Federação das Associações Empresariais de SC), onde um dos assuntos abordados foi a questão das Resex (Reserva Extrativista). Para isso, ouviram a palestra do prefeito de Imbituba, José Roberto Martins, que ressaltou as ameaças ao desenvolvimento do estado com a implantação das Resex na região.
"Hoje, a subsistência dos pescadores não é mais a pesca, mas sim a economia secundária, do aluguel de sua casa na temporada, do comércio, de outras fontes ligadas ao turismo. Com as Resex, esta forma de subsistência acabará", disse, lembrando que já são 50 Resex no país.
A Federação declarou seu apoio à causa, o que passa pela mobilização junto a autoridades políticas de todo o estado e do Cofem (Conselho das Federações Empresariais de SC). "Levaremos este assunto ao Conselho, em reunião urgente, pois já conseguimos bons resultados em pleitos anteriores, através desta mobilização", declarou o presidente da Facisc, Luiz Carlos Furtado Neves.
Nesta segunda (10), empresários e autoridades políticas também participam de uma audiência pública na Assembléia Legislativa, em Florianópolis, onde reforçarão a importância de se combater as Resex.
A participação do prefeito Beto Martins na reunião da Facisc desta sexta foi fruto de uma deliberação do Conselho Político Empresarial para o Desenvolvimento da Região, em reunião ocorrida em Imbituba. O Conselho é uma parceria da AMUREL e Associações Empresariais de Tubarão, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Garopaba, Imbituba, Jaguaruna e Laguna.
Assessoria de Comunicação da AMUREL
Expressiva Comunicação