O governo de Capivari de Baixo traz uma boa notícia aos servidores municipais: o adiantamento da segunda parcela do décimo terceiro salário. A primeira parcela do benefício foi repassada juntamente com o pagamento de junho e a última será paga dia 30 de novembro. Para a mesma data está garantido o pagamento do salário mensal.

"Este é um período do ano em que as famílias se planejam para o Natal e festividades de ano novo e há também as despesas escolares e impostos. Antecipar tanto o décimo quanto os vencimentos de dezembro são formas justas de o governo municipal auxiliar os servidores", destaca a secretária de Administração e Finanças Aurea Martins Alves, emendando que já foi definido todo o cronograma final de pagamentos.

"Em 30 de novembro, todos os funcionários recebem o pagamento mensal e a segunda parcela do décimo; quem foi admitido no segundo semestre do ano, estará recebendo a primeira parcela agora e a segunda em 15 de dezembro. Uma semana depois, dia 22, estaremos fazendo o pagamento adiantado da folha de dezembro", explica.

O prefeito Luiz Carlos Brunel Alves comunga da opinião sobre essa ser a melhor maneira de favorecer os funcionários.

"Se o artigo 7º da Constituição Federal nos permite antecipar o décimo e há condições positivas não há por que pagar tudo somente no final do ano. A prática da administração é fazer o pagamento do salário mensal no último dia útil, porém pelos mesmos motivos que antecipamos o décimo, fazemos o mesmo com o salário de dezembro, facilitando para os servidores ao mesmo tempo que incentivamos o aquecimento do comércio", entende o administrador.

Embora com a folha em dia, o prefeito frisa que a exemplo de Tubarão, Capivari pode optar por encerrar, neste mês de dezembro, todos os contratos dos cargos comissionados.

"Existe a possibilidade de encerramento de contratos agora no final do ano para retorno em fevereiro ou março, já que em janeiro estaremos em férias coletivas. Esta é sempre uma medida favorável no sentido de reduzir gastos e enxugar a máquina, como está sendo feito em Tubarão e em outros municípios", diz.

Enquanto se planeja, o governo municipal divulga o calendário de encerramento das atividades do primeiro ano de gestão. Dia 30 de novembro serão encerrados os contratos dos bolsistas e em 21 de dezembro, os dos funcionários ACTs da secretaria de Educação e Cultura. A partir de 4 de janeiro a prefeitura de Capivari de Baixo entra em férias coletivas.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social | Secom
Capivari de Baixo SC