Laguna

Carnaval de Laguna: Encontro define os últimos detalhes

Publicado em 12/02/2015 às 12:48 - Atualizado em 12/02/2015 às 12:48

 Estratégias de segurança, transporte, atendimento médico, fiscalização, estacionamento e policiamento foram discutidas pelas autoridades envolvidas no carnaval 2015. A festa de Momo inicia neste dia 12 e segue até terça-feira, dia 17. A expectativa de público para os cinco dias é de 350 mil pessoas circulando na cidade. 

A reunião foi realizada na Guarnição da Polícia Militar de Laguna com a participação do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde e Turismo, representantes da empresa de transporte público do município, fiscalização e segurança privada, contratada pelo município através de pregão.

Saúde

Durante os cinco dias de carnaval, a Secretaria de Saúde atenderá o público num posto de emergência e primeiros socorros, montada na Praça do Vila, praia do Mar Grosso.

Enfermeiros e técnicos de enfermagem estarão se revezando no atendimento. Além de dois veículos, uma ambulância estará disponível para transporte de pessoas, quando necessário. No local também serão distribuídos preservativos e material informativo.

Na primeira noite, dia 13, o posto funcionará das 19h às 7h de sábado. Já a partir do segundo dia, 14, o atendimento será das 14h às 7h do dia seguinte.

O Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos funcionará 24 horas com dois médicos e enfermeiros plantonistas, além da equipe auxiliar.

O Corpo de Bombeiros terá uma viatura na Praça do Vila para emergências. 

Transporte público 

Os ônibus estarão funcionando 24 horas. No domingo de carnaval, a partir das 12h, dia da saída do Bloco da Pracinha, os veículos de transporte público irão realizar o trajeto Cabeçuda X Colégio Stella Maris, devido o grande número de pessoas já se locomovendo na avenida Getúlio Vargas e Prefeito Guimarães Cabral, no bairro Magalhães. Nas avenidas Senador Galotti e João Pinho, no Mar Grosso, o trânsito já irá sofrer alterações no início da tarde. 

O folião para se deslocar aos bairros e centro histórico, saindo do Mar Grosso, deverá utilizar a linha Ponto Final, passando pelo Laguna Internacional. “Assim que as avenidas no bairro Magalhães ficarem livres após a saída do bloco da Pracinha, vamos utilizar a rua Saul Ulysséa, no Mar Grosso, voltando ao percurso Praia X Cabeçuda”, disse a diretora da empresa de transporte coletivo, Claúdia Bonazza. 

Os ônibus não poderão utilizar as avenidas João Pinho e Senador Galotti, no Mar Grosso, local de passagem dos foliões e o trio elétrico, no dia 15, data do desfile dos bloco de sujos. 

O bloco deve sair ás 16h, da praça Souza França, no bairro Magalhães, chegando na avenida Beira-Mar, pela praça do Iró, por volta das 22h. Nos outros dias da folia, os foliões poderão utilizar normalmente as paradas de ônibus para o seu deslocamento. 

Estacionamento 

O coordenador da Guarda Municipal, Denei Denir, está orientando os moradores das avenidas Senador Galotti e João Pinho, no Mar Grosso, para não estacionar o veículo na via pública, principalmente no domingo de carnaval. Nesta data será proibido estacionar nesta região. “Uma forma de viabilizar o fluxo dos foliões e do trio elétrico”, ressalta Denir. O efetivo da Guarda Municipal estará na rua. O domingo, dia 15, é considerado pelas autoridades de segurança a data com maior número de pessoas circulando na cidade.  

A Secretaria de Turismo estará nesta quinta-feira, dia 12, entregando aos síndicos dos prédios com entrada de garagem na avenida do circuito dos blocos, adesivos para os veículos que irão facilitar a entrada e saída dos moradores. “Os prédios já estão cadastrados e vamos entregar em mãos para os responsáveis”, disse a secretária adjunta do Turismo, Letícia Carneiro. 

A Secretaria de Turismo estará com um quiosque na Praça do Vila para tirar as dúvidas dos moradores e turistas. 

Fiscalização 

Fiscais do município atuarão em regime de plantão com equipes de seis profissionais, vistoriando as atividades referentes ao Carnaval como ambulantes, alimentação, comércio, blocos, trios e também na balsa.

Segurança 

A Polícia Militar terá um QG, na Praça do Vila, no Mar Grosso. O pelotão será reforçado com cavalaria, cães, helicóptero, batalhão de choque e elevados ao longo da avenida para melhor visualização. As câmeras de videomonitoramento já existentes irão dar suporte. 

Entre os dias da folia, a unidade de Polícia Militar receberá reforço de Policiais Militares oriundos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças - CFAP, Companhia de Choque, Companhia de Cães, Esquadrão de Cavalaria, Batalhão de Policia Militar Ambiental e Batalhão de Aviação da Polícia Militar.   

Com o objetivo de proporcionar maior segurança, foram e serão executadas operações de trânsito, barreiras e intensificação de rondas preventivas nos bairros, além da segurança nos perímetros onde ocorrerão os eventos carnavalescos.

De acordo com o major Jefer Fernandes, o horário limite para a finalização dos shows será 4h da manhã. Um pelotão policial deverá percorrer o circuito dos blocos na avenida Beira-Mar, após o horário, para a segurança dos últimos foliões. Policiamento também será reforçado no Farol de Santa Marta, que no último feriadão de carnaval recebeu 15 mil turistas. 

Nas imediações do circuito de blocos e no trio elétrico, seguranças particulares irão trabalhar. Foram contratados 160 para auxiliar. 

Programação do carnaval completa está no site www.laguna.sc.gov.br

 




Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna
web: laguna.sc.gov.br

publish