Laguna

Câmeras de videomonitoramento estão funcionando. Central da polícia é reformada

Publicado em 24/11/2014 às 16:37 - Atualizado em 24/11/2014 às 16:37

O município conta com 28 câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos. São controladas pela Guarda Municipal e Polícia Militar, em duas centrais que funcionam 24 horas.

Guardas monitoram dezoito equipamentos instalados principalmente no centro histórico, preservando os prédios públicos. Já a Polícia Militar coordena na sede da guarnição mais dez pontos de vigilância. Essas estão localizadas no balneário Mar Grosso, Magalhães e entrada da cidade.

Polícia Militar

Para ampliar as condições e atender as necessidades da Central de Operações (Copom), a Polícia Militar de Laguna e a Prefeitura Municipal firmaram uma parceria para reforma e reestruturação do ambiente. O local, que abriga a Central da Polícia e o sistema de videomonitoramento, recebeu nova mobília, equipamentos de informática e tratamento acústico. As câmeras estão funcionando normalmente.

Para o tenente-coronel Jefer Francisco Fernandes, comandante da Guarnição Especial de Polícia Militar de Laguna, a implantação dos equipamentos potencializou o serviço prestado pela polícia. "Aumentamos ainda mais nosso trabalho na parte preventiva, pois já existem vários exemplos em nosso estado de crimes evitados ou flagrados pelos equipamentos. Temos mais uma ferramenta de apoio ao policiamento, garantindo maior segurança pública aos munícipes e aos nossos turistas".

 

Guarda Municipal

Segundo Denei Deni dos Santos, comandante da Guarda Municipal, em vários casos as câmeras auxiliaram na solução de crimes. "Através da central já evitamos vários problemas, principalmente no que diz respeito à depredação de patrimônio público e tráfico de drogas".

Os guardas atuam em revezamento na central e em rondas. "Estamos sempre atentos a todos os movimentos estranhos e no período noturno a atenção é redobrada. Qualquer ato suspeito nós averiguamos e se necessário solicitamos auxílio da Polícia Militar", destaca o guarda Francisco Egídio Cidade Júnior.

Os equipamentos foram adquiridos através de convênios entre Ministério da Justiça, Secretaria de Segurança Pública e Prefeitura.

Onde estão localizadas ?

A central de monitoramento da Guarda Municipal fica localizada na antiga sede da Polícia Ambiental, no loteamento Laguna Internacional.

Já a central da PM fica na sede da Guarnição na rua: Saul Ulyssea, 200, bairro Mar Grosso.

 

-- 




Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna