Pescaria Brava

Secretaria de Saúde prorroga campanha de vacinação contra a pólio e o sarampo

Publicado em 04/12/2014 às 15:32 - Atualizado em 04/12/2014 às 15:32

A campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo foi prorrogada no município de Pescaria Brava.

Os pais ou responsáveis deverão se dirigir às Unidades de Saúde de Barreiros e KM37, nos dias 09,10 e 11 deste mês, no horário das 08h:30m às 14h.

 

Devem tomar a vacina contra a poliomielite as crianças entre seis meses e cinco anos de idade incompletos. O objetivo é manter a erradicação da doença no Brasil, que não apresenta casos de poliomielite desde 1990.

Já a vacinação contra o sarampo será feita em crianças entre um e cinco anos de idade incompletos.

Saiba mais:

 

Poliomelite

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.
Embora, atualmente, o Brasil esteja livre da paralisia infantil, é fundamental a continuidade das campanhas de vacinação, para evitar a reintrodução do vírus no país.

 

 

Sarampo

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

  

 

Coordenadoria de Comunicação - Prefeitura de Pescaria Brava