Imaruí

Programa mais médicos amplia de 70 para 550 atendimentos de pacientes por mês

Publicado em 05/02/2015 às 11:43 - Atualizado em 05/02/2015 às 11:43

Antes do programa Mais Médicos do Governo Federal ser implementado em Imaruí eram apenas 70 pacientes atendidos por mês em média e agora são cerca de 550 na Vila do Rio Duna. O programa trouxe para a cidade a médica Miriam Tereza Zanetti que é quem conta o sucesso e a melhoria para a saúde da população que o Mais Médico proporciona para Imaruí.

Miriam está na cidade cerca de um ano e quatro meses, explica que a grande diferença é que os médicos do programa obrigatoriamente tem de cumprir uma carga horária de 8 horas enquanto os demais médicos da Saúde pública tem uma carga horária menor. A médica aponta uma constatação objetiva do benefício do programa; é da diminuição de pacientes no Pronto Atendimento. “O Mais Médico é focado na consulta preventiva. Com isso a doença é diagnosticada e tratada antes que se agrave ou evolua, consequentemente diminui pessoas que vão parar no Pronto Atendimento já com o sintoma da doença, diminuiu a fila no PA e muitas pessoas deixaram de sofrer”, explica Miriam.

A clínica geral explica que a Estratégia Saúde da Família é focado na educação do povo para se cuidar melhor com atividade física, laboral, higiene e alimentação. O resultado é já aparece com a diminuição de diagnósticos de colesterol, hipertensão, triglicerídeos e de forma direta a redução do tratamento e uso de remédios no plano de tratamento.

A médica coordena 5 equipes da Estratégia Saúde da Família que atua no Vale do Rio Duna responsável por uma população de 1.900 pessoas. Ela conta que não havia o acompanhamento permanente. “Antes a pessoa fazia a consulta hoje e só ia conseguir consultar de novo depois de meses por falta de médico. Havia uma irregularidade no tratamento, agora não. Fazemos o acompanhamento permanente”, pondera a médica.

Fonte: Ascom PMI