Tubarão: O secretário-executivo da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), Jorge Leonardo Nesi juntamente com integrantes da instituição (Odacir Rech, Everson Guimarães e Claudia Mendes), estiveram participando no dia 31 de janeiro, de importantes reuniões em Florianópolis. Na primeira reunião participaram os secretários-executivos de todas as associações de Santa Catarina.


Neste encontro foram discutidos vários assuntos e  dentre eles foi deliberado o consórcio para o uso de gestão administrativa para todas as prefeituras do Estado, que será coordenado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM)/ Federação Catarinense de Municípios (Fecam)/Associações.


Além deste assunto, foi discutida também a proposta para a ampliação de arrecadação de ISS e sobre eventos estaduais de capacitação.


Já em reunião realizada na Federação Catarinense de Municípios (Fecam) foi apresentado  uma sessão pública de pregão eletrônico,  uma nova forma de fazer compras, via internet para as prefeituras.


A prefeitura de Biguaçu realizou licitação pública para comprar 20 tipos de remédios. Para um dos itens, a previsão de gastos era de R$ 6 mil, mas através dos lances de diversos fornecedores, o custo reduziu para R$ 3.480,00. A economia do município em apenas um item foi de 36%.


 Segundo o assessor de informática da Amurel que esteve presente nas reuniões,  Everson Guimarães,através deste demonstração foi possível verificar que através do pregão eletrônico, as prefeituras poderão ter descontos  em média de 20%  no valor dos contratos.


Para que os participantes pudessem acompanhar toda a negociação a transmissão da sessão foi feita em telões instalados no auditório do evento. O pregoeiro de Biguaçu, Sergio Roberto Campos, juntamente com a equipe de apoio, realizava os procedimentos necessários para fazer a compra, através da Internet, operando o sistema de compras municipais – Cidadecompras . Enquanto isso, o diretor da CNM, James Mattos, narrava as etapas.


 Foi eleita também a nova diretoria da Fecam. O representante da Amurel na direção ficou a cargo do prefeito de Armazém, Gabriel Bianchetti. Ele vai ocupar o cargo de conselheiro fiscal suplente.


Para maiores informações sobre o pregão eletrônico contatar com Everson Guimarães e Claudia Mendes, da Amurel.

Fonte: Assessoria de Imprensa AMURELimprensa@amurel.org.br