Apresentação AMUREL

Em 1970, o país estava sendo governado pelos militares havia meia década e vivia uma insatisfação geral em virtude da ausência de liberdades e do isolamento de muitas regiões frente à insuficiência de infraestrutura rodoviária, de energia elétrica, água e comunicação.
A rigidez do regime militar expandia-se para os mais diversos setores da sociedade. Os dirigentes dos pequenos municípios encontravam dificuldades extremas em ver suas reivindicações ouvidas pelo Governo Estadual e principalmente pelo Federal, então, sob o comando do general-presidente Emílio Garrastazu Médici. Criar uma entidade que pudesse fortalecer a capacidade administrativa, financeira e técnica e, ao mesmo tempo, dar representatividade política a esses municípios era uma ideia antiga entre prefeitos da região nas décadas de 50 e 60, que ganhou força neste contexto e culminou na criação da AMUREL – Associação de Municípios da Região de Laguna.
Fundada em 14 de Agosto de 1970, a Associação possui sede em Tubarão/SC e tem como finalidade principal ampliar e fortalecer a capacidade administrativa, econômica e social de seus 18 municípios associados – a saber: Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão Pará, Gravatal, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Pedras Grandes, Pescaria Brava, Rio Fortuna, Sangão, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho, Treze de Maio e Tubarão – representando os interesses de uma população aproximada de 410 mil cidadãos.
É uma instituição atuante, contribuindo para o desenvolvimento regional ao representar os interesses de seus municípios frente às esferas de governo Estadual e Federal. Participa diretamente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar e dá suporte aos consórcios intermunicipais de Saúde (CIS-AMUREL) e Multifinalitário (CIM/AMUREL). Realiza constantes capacitações e treinamentos destinados aos funcionários das prefeituras, abertos também à participação da comunidade em geral.

Realiza ainda um verdadeiro fórum de debate ao viabilizar uma ampla discussão e troca de experiências entre seus associados por meio da criação de colegiados com representantes de cada município nas áreas de Administração e Fazenda, Assistência Social, Captação de Recursos, Controle Interno e Contabilidade, Cultura e Turismo, Defesa Civil, Educação, Saúde, Comunicação, Meio Ambiente e Agricultura. É desse diálogo que uma série de políticas públicas nasce e se aperfeiçoam, para então melhorarem a vida de toda uma população ao serem colocadas em prática.

Abaixo você pode conhecer um pouco mais de nossa história e obter informações mais detalhadas de nossas atividades através dos Relatórios de Atividades.

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