O Plano Básico de Desenvolvimento Regional da AMUREL – Associação dos Municípios da Região de Laguna – aqui apresentado, se insere em um trabalho maior, que compreende todo território catarinense.

O Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado do Planejamento e Fazenda, reconhecendo a fundamental importância do planejamento para o desenvolvimento, coordenou a elaboração dos Planos Básicos de Desenvolvimento Regional que servirão também como definidores dos investimentos do Banco Mundial no Estado, através do programa de financiamento PRODEM.

Os Planos Básicos de Desenvolvimento Regional constituem-se na retomada do processo de planejamento para o desenvolvimento do Estado de Santa Catarina. Ao planejar, evitamos a improvisação e nos antecipamos ao surgimento de problemas com ações preventivas.

Desta maneira, economizamos recursos humanos e materiais, através da coordenação das ações, e moldamos o futuro, definindo as metas que pretendemos atingir. Para o Estado, o planejamento regional representa o respeito às peculiariedades de cada região.

Para os Municípios, o planejamento regional serve como balizador de decisões municipais, uma vez que muitos de seus problemas sócio-econômicos e físico-territoriais extrapolam as divisas municipais e podem ser enfrentados com mais eficiência de maneira conjunta. Assim, entendendo-se o todo, compreendemos melhor a função de cada Município na região, analisando sua vocação, sua inversão regional e a complementariedade de funções dentro da mesma região.