Braço do Norte. Os quase três mil braçonortenses cadastrados nos programas federais Bolsa Escola, Auxílio-Gás e Bolsa Família devem dirigir-se à secretaria de Assistência Social e da Família até segunda-feira para atualizar o cadastro. Caso a atualização não seja feita, o benefício será bloqueado já a partir de quarta-feira. A medida é resultado de uma resolução do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e o beneficiário somente voltará a receber quando estiver com os dados atualizados.
Conforme a secretária da Família, Cristini Kuerten Maia, nem todos os cadastrados recebem os auxílios. “Pessoas com renda mensal de até R$ 150,00 podem fazer o cadastro, durante o ano todo, mas isso não é garantia de que receberão a ajuda%u201D. O trabalho da prefeitura, nestes casos, é coletar as informações, preencher os formulários e enviá-los ao governo federal.
%u201CPara que não haja fraudes, como a pessoa dizer, por exemplo, que não está trabalhando, mas na verdade tem um emprego, e a sua renda é superior a R$ 100,00, elaboramos uma declaração de renda e de desemprego, que deve ser devidamente preenchida. Isso responsabiliza a pessoa pela informação que nos passou%u201D. Um dos grandes problemas de controle do recebimento do Bolsa Família é a falta de atualização de cadastros. %u201CMuitos que na época fizeram o pedido estavam desempregados e agora têm um salário razoável não avisam e continuam recebendo o benefício, que deveria ser repassado a outra família carente%u201D.
Cristini diz que praticamente não há como ter um controle. %u201CMuitas famílias trocam os endereços, não avisam e nos deixam sem saber por onde andam. Há também falta de pessoas para irem em busca dos beneficiários%u201D. Para amenizar o problema, no ano passado a secretária fez um treinamento com as agentes comunitárias de saúde para que houvesse uma aproximação maior com os beneficiários.
Serviços
Os interessados em cadastrar-se, atualizar os dados ou denunciar pessoas por mau uso do Bolsa Família podem dirigir-se à secretaria de Assistência Social e da Família, na avenida Felipe Schmitd, ou pelos telefones 3658-1214 ou 3658-6219, à tarde, de segunda à sexta-feira. Para a atualização, basta levar os documentos de todos os integrantes da família. Na hora da atualização dos beneficiários do Bolsa Escola e do Auxílio-Gás há cadastros enviados para o governo federal e migram, automaticamente, para o Bolsa-Família. %u201CPorém, nenhum benefício é perdido. A pessoa nunca vai receber menos do que ela já recebia%u201D, diz a secretária da Família, Cristini Kuerten Maia. Em novembro de 2005, 921 famílias de Braço do Norte ganhavam o benefício e 30 foram incluídas este mês.
Fonte: Jornal Notisul – 25/02/2006