Fotos Fonte: Jornal NOTISUL
A luta pelo desenvolvimento da região sul do estado deve ser apartidária. Não pode estar vinculada a uns e outros. Não pode ficar apenas nas mãos do governo. Crescimento é algo que diz respeito a todo cidadão. Aquele que paga impostos, que trabalha honestamente e, de uma forma ou outra, contribui para gerar riqueza.
Ontem, um capítulo importante neste aspecto foi protagonizado pelas associações de municípios das regiões de Laguna (Amurel) e Carbonífera (Amrec). As diretorias reuniram-se para discutir o futuro. Em pauta, o Aeroporto Regional Sul, em Jaguaruna. Sobre o assunto, as contradições que se criaram em torno do aeroporto terminou. A partir de agora, Amrec e Amurel serão parceiras para fazer crescer o sul do estado.
Em clima de vitória, o presidente do Consórcio Intermunicipal do Aeroporto, Marcos Tibúrcio (PP), comemora a pré-disposição da região carbonífera em participar do “racha” para pagar as desapropriações das terras onde é construído o aeroporto. Faltam R$ 409.278,27. Sabemos que haverá um adicional, porque os valores estão desatualizados. E é neste valor a mais que queremos a participação da Amrec%u201D, explica Tibúrcio. Esta história de bairrismo, se é que um dia existiu, está fora do vocabulário da Amrec e da Amure, emenda o prefeito de Jaguaruna.
O presidente da Amurel, Moacir Rabelo (PP), ressalta que o primeiro e mais importante passo foi dado ontem: o estreitamento das relações entre as regiões vizinhas. Os prefeitos vivem os mesmos problemas. Hoje (ontem), as duas associações cumpriram com seus papéis. Deixaram de ser meramente representativas e colocaram a mão na massa. E isto não tem nada a ver com siglas partidárias. Tem a ver com crescimento mútuo, comemora o prefeito de Capivari de Baixo.
O fato é que a representatividade aumentou. Além disso, o poder que tantos municípios têm para cobrar os recursos do governo federal, que deve aproximadamente R$ 6 milhões da primeira etapa da obra (terraplanagem e pavimentação da pista), é muito maior. Uma reunião histórica. Um marco para a redenção do sul do estado. E não termina por aí. Em breve, marcaremos um encontro com a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) com o mesmo objetivo: unir forças, adianta o secretário executivo da Amurel, Jorge Leonardo Nesi.
As conversas caminham também para o desenvolvimento de um Plano Diretor Regionalizado. E, se os municípios conseguirem este feito, a população pode estar certa de que o crescimento será evidente. A reunião com a Amesc ainda será agendada. Antes disso, as comissões visitarão Laguna e Imaruí, cidades em débito com o consórcio.