CRICIÚMA – As prioridades traçadas para a região sul do Estado e a conclusão do Aeroporto Regional de Jaguaruna foram debatidas ontem pelos prefeitos da Amurel e Amrec (Região Carbonífera) e representantes destas entidades em Criciúma. O rol de reivindicações acertadas pelos chefes de executivo no sul será repassado aos candidatos nas eleições outubro. Com o compromisso de campanha selado, “a pauta será cobrada de quem se eleger”, diz o prefeito de Nova Veneza e presidente da Amrec, Rogério Frigo.
O aeroporto foi uma unanimidade: “Há a necessidade de unirmos forças entre as prefeituras. É uma obra importante não só para a Amurel, e portanto não pode ser de exclusividade de Tubarão”, disse o prefeito de Nova Veneza.
De acordo com o presidente do consórcio firmado para a construção da obra e prefeito de Jaguaruna, Marcos Tibúrcio, a finalização do aeroporto também trará benefícios para a Amrec. “Sendo assim, nada mais justo que todos colaborem para que isso aconteça o mais rápido possível. Já foram investidos cerca de R$ 20 milhões para que se chegasse até a fase em que estamos. E ainda faltam mais R$ 20 milhões para que se possa terminar a construção”, explicou..
Os prefeitos presentes – das cidades da Amrec, apenas Siderópolis e Içara não foram representadas, mas justificaram as ausências – se comprometeram em buscar a ajuda dos governos estadual e federal para isso. “Foi discutida também a possibilidade de os prefeitos da Amrec ajudarem com recursos financeiros. E nós vimos isso com bons olhos. Mas não ficou nada acertado até o momento”, resumiu Frigo.
Tibúrcio, no entanto, mostrou mais otimismo. “Houve unanimidade na constatação de que esta rivalidade entre as regiões só nos prejudicaria. Vamos averiguar quanto vai faltar da desapropriação de terras e possivelmente repassar este valor aos municípios da Amrec”, avaliou. O presidente da Amurel e prefeito de Capivari de Baixo, Moacir Rabelo, mostra muita confiança. “Vivemos um momento histórico de união, não só para este projeto mas para futuras parcerias”.
Fonte: Jornal Diario do Sul