Reuniram-se na sede da AMUREL os Prefeitos e Secretários Municipais dos Planos Diretores. Os Municipios não impactados pela BR 101, e que não foram contemplados pelo serviço da CODESC deverão realizar os seus Planos Diretores atendendo as determinações do Estatuto das Cidades, e já existem cobranças do Ministério Publico Federal quanto às ações desenvolvidas pelos Municípios até então. A não execução acarreta Improbidade Administrativa.
Concluíram as partes pela criação de imediato de um consórcio intermunicipal para elaboração dos Planos Diretores. Com ações conjuntas, e mediante contratação de serviço especializado para a elaboração destes, facilitaria o cumprimento dos prazos estabelecidos. As Prefeituras estarão recebendo da AMUREL, um relatório preparado pela Empresa UNIGOV Consultoria e assessoria Ltda, para se levantar a situação com vistas às necessidades que lhe são peculiares.
A AMUREL, como parceira, prestaria assessoria técnica de natureza diversa para o bom andamento dos trabalhos visando o cumprimento efetivo das proposições do referido Consorcio Intermunicipal.