You are currently viewing AMUREL realiza curso de Contabilidade Pública Básica e Execução Orçamentária

Veja Fotos 

Com objetivo de reciclar e capacitar os servidores públicos dos municípios no sentido de conhecer técnicas relacionadas à contabilidade pública e execução orçamentária, a AMUREL através do assessor contábil, Zaqueu Rogério Francez, realizou o curso de Contabilidade Pública Básica e Execução Orçamentária nos dias 17 e 18 que passou. 

O curso que aconteceu no auditório da sede da AMUREL contou com a presença de servidores municipais ligados aos setores de Contabilidade, Controle Interno, Tesouraria, Compras, Licitações e Contratos.  As novidades relacionadas à execução orçamentária com as fontes de recursos e transferências aos Regimes Próprios de Previdência foram debatidos entre os participantes.  Além da palestra do Assessor Contábil da AMUREL, participou do encontro como palestrante também o Sr. Gilberto Brasil, Assessor Técnico da GRANFPOLIS.

No próximo mês, nos dia 14 e 15, será realizado também no auditório da AMUREL o curso de Planejamento Governamental com a presença do Professor José Ademir Deschamps, Assessor do Conselheiro César Filomeno, Fonte do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. Neste encontro será tratado a reavaliação do PPA e a elaboração da LDO e LOA para o exercício de 2008. Maiores informações no site www.amurel.org.br.

Relatório Técnico do Curso de Contabilidade

Zaqueu Rogério Francez – O Curso de Contabilidade Pública Básica e Execução Orçamentária tem como objetivos resgatar as noções de contabilidade que aplica-se diariamente nos municípios. Com a tecnologia que hoje está a disposição dos usuários a prática contábil de fazer e conferir lançamentos ficou um pouco esquecida. Nesses dois dias de cursos foi relembrado um pouco da prática contábil.  Com relação a execução orçamentária também se discutiu muito a forma correta de fazer com  que as receitas e despesas públicas estejam permanentemente equilibradas. Além de toda discussão estritamente contábil, foi também incentivado e orientado os técnicos dos municípios a explorar cada vez mais as informações que podem ser extraídas das contabilidades dos municípios para que os gestores tenham informações confiáveis na tomada de decisões.

Fonte: ASCOM