Dificuldades, todas as cidades têm. De qualquer maneira, quando o lugar de origem comemora aniversário, há sempre o que salientar. Nem somente de mazelas vive São Ludgero. A crise é para todos e, mesmo assim, o município tem muito mais para se orgulhar do que o contrário.
Hoje, ao completar 45 anos de emancipação político-administrativa, um destes orgulhos é o Sistema Municipal de Água e Esgoto (Samae): no setor de saneamento básico, chega a 99% de abrangência no perímetro urbano. Uma meta perseguida por muitos e alcançadas por poucos.
Há alguns meses, o Samae de São Ludgero iniciou o trabalho de saneamento no perímetro rural. O projeto é desenvolvido em parceria com o Microbacias 2, a Epagri e a prefeitura. O diretor do Samae, Jackson Buss, destaca que água e saneamento básico são assuntos sérios na cidade e a qualidade hoje oferecida contribui diretamente na qualidade de vida das pessoas. "Uma prova disso são os inúmeros projetos desenvolvidos junto à comunidade e as escolas da cidade", avalia.
Em março, através de palestras com os alunos das redes municipal e estadual, mais uma ação importante foi colocada em prática pelo Samae. O projeto Água Fonte de Vida e Saúde levou os alunos para conhecerem o sistema de tratamento de água e esgoto e trabalhou o tema meio ambiente, além da importância da água para saúde e preservação.
Painéis, maquetes, pinturas em tela e poesias foram confeccionados e expostos durante a semana do município. O Samae colaborou também com o projeto Com Vida, pelo qual os alunos da escola São Ludgero doaram mudas para recuperação da matar ciliar da margem direita do rio Braço do Norte.
Fonte: Notisul