Pela primeira vez, o III Congresso Latino-Americano de Cidades e Governos Locais, também conhecido como Cúpula Hemisférica de Prefeitos, será realizado no Brasil. A cidade de Florianópolis foi escolhida para sediar o encontro, nos dias 25, 26 e 27 de julho, no Centro de Convenções. Hoje (10/7), o presidente da FECAM, José Milton Scheffer, prefeito de Sombrio encaminhou um ofício aos prefeitos destacando a importância da presença dos gestores e representantes catarinenses no Congresso.
O evento é uma ação conjunta da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma), com apoio da FECAM e de todas as federações de municípios do país. Com o tema "ExperiênciAmérica, a inclusão social e a cooperação: uma mostra de soluções locais", o congresso visa promover a interação entre os municípios latino-americanos, enfocando o modelo de associativismo brasileiro. Para Scheffer, a escolha do estado de Santa Catarina e da cidade de Florianópolis para sediar o evento internacional, é um reconhecimento do movimento municipalista brasileiro ao trabalho desenvolvido pela FECAM e associações microrregionais no fortalecimento do modelo de associativismo catarinense. "Vamos mobilizar os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários e técnicos municipais para que a comitiva catarinense seja destaque, mais uma vez, nos eventos do movimento municipalista", disse.
A abertura do Congresso acontece no dia 25 de julho, às 14h, com a presença do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o presidente da Flacma, Johnny Araya Monge, prefeito de San José da Costa Rica, o presidente da FECAM, José Milton Scheffer, presidentes de outras federações e diversas autoridades. A organização do evento convidou o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira.
Programação
Toda a programação contempla experiências de governos locais da América Latina e Caribe. No dia 26 de julho, a programação é dividida em conferências paralelas sobre os seguintes temas: inclusão social no planejamento participativo, cooperação Sul e o desenvolvimento de capacidades, o meio ambiente sustentável, as agências internacionais no financiamento das iniciativas municipais, descentralização e o funcionamento de políticas educacionais e de saúde e segurança pública. No último dia (27/7), os prefeitos participam de palestras sobre inclusão digital, as metas do milênio e as políticas locais e o associativismo e as redes municipais. Às 14h, os participantes farão uma plenária de encerramento do Congresso.
Mostra
Simultaneamente ao Congresso, acontecerá uma feira, onde os expositores apresentarão projetos e ações de desenvolvimento local. A organização prevê em torno de 400 estandes na feira. Mais informações acesso o portal: www.flacmacongreso.com
Fonte: ASCOM/FECAM