Com a publicação do portal de Ibirama, ontem (12/07), a FECAM atinge a marca de 50,2 % dos municípios integrados a Rede Catarinense de Informações Municipais – RedeCIM. A ferramenta tecnológica fornecida pela FECAM, permite que o município crie e gerencie seu portal institucional na Internet. Somente com este sistema, a instituição está presente em 147 municípios catarinenses, fortalecendo a prestação de serviços na área de tecnologia.

Segundo o diretor administrativo do município de Ibirama, Gerson Francisco, cada secretaria é responsável pela divulgação de suas informações. "O portal ainda é novo, mas hoje já recebi ligações telefônicas dos funcionários da prefeitura aprovando o portal do município e destacando a facilidade e a gama de opções para divulgar as ações do município", disse.  O diretor destaca que o município já disponibilizava um portal na Internet, mas havia dificuldade de gerenciar o conteúdo e de operar o sistema. "Havia a necessidade de contratar uma pessoa especializada para publicar as informações. Com o portal da FECAM, o sistema é fácil e rápido de aplicar o conteúdo e cada setor alimenta uma seção", disse. 

Para o coordenador da RedeCIM, Gustavo Zepka Medeiros, a FECAM cumpre com seu papel de oferecer aos municípios uma ferramenta completa para que possam publicar e gerenciar seus portais na Internet, ajudando a aumentar a inclusão digital das prefeituras. "Não existe no Brasil, projeto com tamanho resultado, conseguido pela RedeCIM, isto se dá pela qualidade dos serviços que são oferecidos e pela estrutura única que existe em Santa Catarina, com o apoio das associações de municípios sendo um elo de ligação com entes municipais", disse.  Toda capacitação e suporte técnico é feito pela própria FECAM em parceria com as associações microrregionais. O projeto da RedeCIM iniciou em 2005. Foi disponibilizado primeiro para as associações microrregionais e posteriormente aos municípios. "A aceitação foi positiva em todas as cidades, devido a qualidade do serviço disponibilizado pela FECAM, além do que não há custo para os municípios", destaca o coordenador.

Economia

Os portais municipais mais acessados da Rede apresentam em média de 3.000 a 6.000 acessos/mês. Estima-se que com esse sistema, que é fornecido gratuitamente pela FECAM, os municípios integrados a RedeCIM (147) economizaram no primeiro ano, mais de 5 milhões de reais com desenvolvimento e implantação de portais municipais. E economizam anualmente, mais de 1 milhão e quinhentos mil reais com manutenção e suporte. 

Fonte: ASCOM/FECAM