O Prefeito de Santa Rosa de Lima, Sr. Celso Heidemann, esteve na sede da AMUREL para avaliar o ante-projeto arquitetônico de Revitalização Urbana da praça 10 de Novembro e da Rua Germano Hermesmeyer. O projeto realizado pela assessoria de arquitetura, através dos colaboradores Diego Steffen Morais, Rafaela Beckhauser e Francine Maccari Caporal, apresenta alternativas de mudanças no local atendendo expectativas da Municipalidade.
O Secretário Executivo da AMUREL, Jorge Leonardo Nesi, e o arquiteto Diego Steffen, apresentaram os dados sobre o projeto ao Prefeito, e este aprovando as idéias ali projetadas, de imediato convocou uma audiência pública para a próxima sexta-feira (10). Na oportunidade a comunidade poderá conhecer e debater as idéias, inclusive de busca de recursos para realização do mesmo. Justifica-se tal encaminhamento, pelo estágio das obras de capeamento asfáltico da SC-407, que com seu término, facilitará o acesso com os demais municípios da região. É esperado um incremento na economia do município com o escoamento da produção e a visitação de turistas facilitados. No mesmo viés de remodelação dos fluxos viários regionais, as ruas centrais da cidade também podem ser qualificadas, porém de maneira mais humana do que as rodovias em asfalto.
Por se entender que a Rua Germano Hermesmeyer é o principal eixo articulador das áreas urbanas de Santa Rosa de Lima, e que nela estão dispostas as principais atividades do município, cultos religiosos, administração pública, comércio e moradia, buscou-se concentrar a presente proposta qualificando seus espaços públicos em virtude das potencialidades observadas na região. Conceitos como o de acessibilidade (com conseqüente valorização do pedestre frente ao fluxo de veículos); de marcação da área central do município (diferenciando-o da rodovia estadual com fluxos em alta velocidade); e de melhoria e fortalecimento das atividades cotidianas da população, foram as premissas que permitiram o enfoque de todo o projeto. A Praça 10 de Novembro, também foi revitalizada, equipando-a com os mesmos padrões preservando sua vegetação exuberante. Pretende desta forma, referenciar os potenciais do município: a agroecologia e suas águas termo minerais.
Fonte: ASCOM/AMUREL