You are currently viewing Encontro discute propostas e estratégias para preservação da água da  Região Hidrográfica do Rio Tubarão e Rio D”Una .

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e a Secretaria de o Desenvolvimento Regional em Tubarão, juntamente com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar deram a sua contribuição para concretizar o Plano Estadual de Recursos Hídricos (Perh/SC), na etapa realizada em Tubarão nesta quarta-feira(13) , no Centro de Treinamento da Epagri, com a realização de mais um Encontro Preparatório do Perh/SC.

Com a participação de diversos segmentos da sociedade civil, durante o encontro foi debatida a situação da região hidrográfica do Rio Tubarão e Rio D"Uma. Os participantes foram divididos em comitês temáticos que discutiram temas como: cidadania e recursos hídricos, poluição dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, preservação e recuperação dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, eventos hidrológicos críticos -secas e enchentes, usos dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos. No diagnóstico apresentado para a região da Bacia Hidrográfica do rio Tubarão e Rio D"Una, ficou constatada que a região precisa dar continuidade pela restauração das áreas degradadas pela mineração, pesquisa para o uso mais racional da água nas regiões de plantações de rizicultura, implantação do outorga direito do uso da água em todas as bacias do Estado, incentivo a recuperação da mata ciliar acompanhada de educação ambiental para racionalização do uso da água.

O Perh/SC está sendo construído pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), através da empresa Magna Eng. Ltda, com recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) e com apoio institucional e parceria dos Comitês de Bacias, das 36 SDR´s e de outras instituições locais. Para o presidente do Comitê de gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Dionísio Bressan Lemos destacou a poluição das águas desta região está interligada com a economia local, onde depende da condição de emprego e renda, dado pela Usina Termelétrica Jorge Lacerda, mineração e suinocultura. "Esta situação econômica não pode virar os vilões da qualidade da água.

O desenvolvimento também passa pela atividade e qualidade da água e de sua oferta", destaca Bressan.  "A intenção é evitar que não falte água e trabalhar para as atividades econômicas desta região estejam inseridas no contexto de preservação ambiental de forma racionalizada", explica a coordenadora técnica do Plano Estadual de Recursos Hídricos da SDS, Marcia Kracik. Através do PERH/SC – instrumento de gestão de recursos hídricos – serão desenvolvidos estudos, investigações, diagnósticos e planejamento de curto, médio e longo prazos, visando definir, em conjunto com a sociedade, estratégias e ações que permitirão o desenvolvimento sustentável, através do uso racional e a conservação dos recursos hídricos.

Fonte: Assesoria de Comunicação da SDR de Tubarão.