Em 26 de Maio de 1878 chegaram as primeiras famílias de imigrantes italianos em Urussanga, provenientes do norte da Itália. Estes eram, na grande maioria, Vênetos, os quais, juntamente com outros italianos de Lombardia, Friuli-Venezia Giulia e Trentino Alto Adige formaram o maior e principal centro receptor e distribuidor de imigrantes italianos no sul de Santa Catarina até meados da última década do século XIX.
Urussanga foi o principal núcleo da, então colônia de Azambuja, fundada em 28 de Abril de 1877.
Com o início da exploração do carvão fóssil Urussanga começou a diversificar a sua economia, acelerando o seu desenvolviemnto econômico, que teve o seu auge nas décadas de 1940 a 1960, aproximadamente. A característica mais marcante deste município é sem dúvida alguma, a sua Identidade Cultural Italiana, manisfestada diariamente pelo seu povo acolhedor e evetualmente, pelas tradicionais festas típicas, muito atraentes, devido ao seu rico folclore, a sua deliciosa gastronomia, seus usos e costumes.
Pedras Grandes com uma área de aproximadamente 181 Km( quadrados ), está situada no Sul de Santa Catarina. Sua população de 90% de origem Italiana, é de aproximadamente 5 mil habitantes, sendo 80% residentes em ára rural. A origem do nome Pedras Grandes se deve ao fato da existência de um grande morro formado por um único bloco de pedra, que servia de referência para os imigrantes e tropeiros. São 124 anos de história, esta iniciada com a chegada dos primeiros imigrantes italianos em 1977, fundando o primeiro núcleo em Azambuja. Este núcleo tornou-se um centro que recebia e distribuia os imigrantes que ali chegavam, suas origens a mais diversas, assim como seus sobrenomes.
Conheça a administração de Pedras Grandes