Duas audiências públicas em Laguna durante esta segunda-feira (3) abordaram dois temas prioritários para o sul de SC: na parte da manhã, investimentos em turismo e à tarde, em infra-estrutura. Com presença maciça de autoridades, lideranças empresariais e da comunidade, a primeira audiência foi liderada pelo presidente da comissão de turismo da Assembléia Legislativa, deputado Décio Góes e a segunda, pela senadora Ideli Salvatti e pelo presidente da comissão de transportes, deputado Reno Caramori.
Um dos destaques foi o pleito conjunto das regiões da Amurel, Amrec, Amesc e Amures para a efetivação da Rota Turística Serramar. O Aeroporto Regional Sul também foi mencionado por eles. O presidente da Amrec, prefeito Valmir Bratti manifestou em nome dos 11 municípios que integram a Associação, o apoio à obra. Para o presidente da Amurel, José Schotten, esta é uma conversação recente entre as novas diretorias das Associações. "Quanto à desapropriação das terras do Aeroporto, avançamos esta questão e agora, contamos com a parceria da Amrec. Assim, teremos crescimento com certeza", disse.
Representando a Fecam, o prefeito de Laguna Célio Antônio ressaltou a importânca desta proximidade com o Ministério do Turismo, destacando obras como a revitalização do Centro Histórico do Município e a criação do restaurante escola como resultados desta parceria.
Na audiência da tarde, liderada pela senadora Ideli Salvatti, o aeroporto foi novamente mencionado, desta vez com a sugestão da própria senadora, de que sejam focadas todas as forças nesta obra até que se concretize. Ela disse que já foi aprovada no Senado, por unanimidade, a emenda pessoal sugerida por ela, de R$ 15 milhões para o acesso, sendo que passará agora para discussão na Câmara dos Deputados. "Precisamos que o governo do estado agilize a obra do terminal, com projeto e licitação", declarou a senadora.
O diretor da Acit, Murilo Bortoluzzi informou que, por informações do governo do estado, a licitação será publicada ainda na primeira quinzena de março. Também agradeceu o empenho de todos e a oportunidade de se reforçar a importância da Rota Serramar, que não beneficiará só o município cortado pela rodovia, mas abrangerá cerca de 80km a partir de seu eixo, destinos que serão divulgados amplamente por papelaria e sinalização específica.
O andamento da duplicação dos 248,5 km do trecho sul da BR101 foi apresentado pelo superintendente do Dnit, João José dos Santos, que divulgou a previsão de término para dezembro de 2008. O trecho de Cabeçudas deverá ter licitação para o segundo semestre deste ano, sendo que trechos como o Morro dos Cavalos (2 túneis) deverão ter seus projetos iniciados até abril. Em relação a estas áreas de gargalos, o prazo de conclusão é 2010, quando a obra estará totalmente concluída.
Também foi feita novamente a apresentação da Ponte de Cabeçudas ao lado esquerdo da atual no sentido norte-sul, estaiada, totalmente duplicada, com 2.825 m de comprimento, que representará segundo ele, "um verdadeiro cartão postal".
Sobre a Ferrovia Litorânea Sul, esta proposta está na assessoria de licitação do governo federal, sendo que o edital para a elaboração do projeto deverá ser lançado dentro de um mês. Segundo a senadora "com a efetivação da Ferrovia Litorânea e um pequeno trecho que falta da Ferrovia Norte-Sul, todos os portos do Brasil estarão ligados entre si através de ferrovia".
Representando o Conselho Político Empresarial para o Desenvolvimento da Região, o vice-presidente da Acit, Glauco Caporal Fernandes declarou que precisamos, sim, de estrutura e de planejamento. "Uma sugestão é que devemos fazer uma discussão do planejamento estratégico da região. O aeroporto é vital e o foco nesta obra também. Temos que pensar ainda no que todas essas mudanças trarão à nossa região", concluiu.
Fonte: assessoria de comunicação da AMUREL
Expressiva Comunicação