Na segunda-feira (23), no auditório da AMUREL (Associação de Municípios da Região de Laguna), foi realizado para as servidores públicos municipais e sindicatos rurais, o Ciclo de Orientações- Notas Fiscais e Benefícios. O objetivo do evento foi atualizar e aperfeiçoar os profissionais da área, para que possam aplicar os conhecimentos adquiridos no seu cotidiano profissional, atualizando e aprimorando as atividades por eles realizadas. Participaram do Ciclo, unidades conveniadas da Secretaria da Fazenda nos Municípios, sindicatos rurais e colônias de pescadores. A inscrição do evento foi a doação de alimentos não perecíveis.
A abertura do evento foi realizada com a apresentação dos membros da mesa, e, em seguida foi passada a palavra para o palestrante, Carlos Alberto de Souza, auditor fiscal da Receita Federal do Brasil. Ele abordou a Legislação Previdenciária, onde explicou a importância de fazer um contrato rural detalhado. Falou ainda sobre rastreamento fiscal e as leis que o produtor de pessoa física, ou seja sem empresa registrada deve cumprir. A segunda palestra foi realizada por Emerson Gava, chefe de arrecadação do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), que apresentou os treinamentos disponibilizados gratuitamente aos produtores rurais.
A terceira palestra abordou a nota fiscal de produtor primário, assunto apresentado pela analista da Receita Estadual, Alice Teresinha Bieger. Ela explicou a importância de todos os produtores prestarem contas emitindo notas fiscais dos produtos que comercializam, entre outros dados técnicos.
O evento foi encerrado com a palestra ministrada pelo colaborador do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Waldir Gonçalves de Souza, que falou sobre benefícios e aposentadoria.
Fonte: Comunicação AMUREL
Expressiva Comunicação