Agência CNM

O nível de desemprego caiu nos últimos 10 anos, de acordo com pesquisa divulgada esta semana pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Segundo a pesquisa, o índice diminuiu de 14,1% em setembro para 13,4% em outubro em seis regiões metropolitanas, a menor taxa para um mês de outubro desde 1998, quando teve início a série histórica. Em São Paulo, por exemplo, o nível de desemprego caiu de 13,5% para 12,5% no mesmo período.

As regiões que registraram maiores quedas no índice de desemprego foram: Belo Horizonte, Recife, Salvador, São Paulo e Porto Alegre. Por seguimento, a Construção Civil e a Indústria foram responsáveis, respectivamente, por 28 mil e 41 mil empregos.

Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o resultado da pesquisa pode servir de incentivo aos gestores municipais para que eles incentivem a criação de projetos e empresas. A geração de empregos é mais uma alternativa de desenvolvimento econômico e social dos municípios.

Com informações do Tribuna Online