O último encontro deste ano do Conselho Político Empresarial da região da Amurel mais uma vez reuniu autoridades de peso político reconhecido. Os secretários de Desenvolvimento Regional das SDRs de Tubarão, César Damiani, e de Braço do Norte, Gelson Padilha, os deputados estaduais Joares Ponticelli (PP), Décio Góes (PT), Genésio Goulart (PMDB) e Reno Caramore (PP) e o deputado federal Edson Bez de Oliveira (PMDB) estiveram presentes. E foi de Edinho Bez a maior manifestação de descontentamento com a notícia de que o Terminal de Cargas do Aeroporto Regional Sul de Jaguaruna não está contemplado no processo licitatório. “Houve falha de alguém. Não entendo como foi ficar de fora o terminal de Cargas. Estou inconformado com isso. Não vamos pedir, vamos exigir do governador (Luiz Henrique da Silveira) para que o Terminal seja construído”, disse Edinho. Ficou estabelecido que o próprio deputado fará parte de uma comissão que agendará encontro com o governador para tentar convence-lo de que o grande diferencial do Aeroporto de Jaguaruna é justamente o Terminal de Cargas. Além das autoridades citadas, diversas outras, representando a maioria dos municípios da Amurel, também compareceram à reunião.
Mas na última reunião a tônica não foram as lamentações, e sim, a retrospectiva das ações e das conquistas de 2008. (leia abaixo quais as prioridades do Conselho)
O deputado Joares Ponticelli, com outro compromisso marcado para o mesmo horário antecipou sua fala e destacou que na última quarta-feira a Assembléia Legislativa conseguiu reverter o que o governo do estado havia derrubado. “Restabelecemos a criação de seis regiões metropolitanas. De Criciúma, Tubarão, Florianópolis, Blumenau, Itajaí e Joinville. O próprio governo reconheceu que tinha cometido um equívoco, já que Santa Catarina vinha deixando de ganhar muitos recursos em função de não ter regiões metropolitanas implantadas”, disse.
O presidente da Acit Silvério Nunes, membro do Conselho salientou que o Conselho Político Empresarial da Amurel tem recebido muitas menções pelo desempenho tido nesse pouco tempo de atividade.
O presidente da Amurel José Schotten ressaltou que a união entre entidades, órgãos e pessoas tem feito a diferença para que a região siga num ritmo de desenvolvimento satisfatório.
As prioridades
As maiores prioridades regionais defendidas pelo Conselho são as questões que envolvem a duplicação da BR-101, o Aeroporto Regional de Jaguaruna, e o meio ambiente.
As outras bandeiras, consideradas de menor abrangência são: Rota Serramar; Arena Multiuso; Porto de Imbituba; Hospital São Camilo; Anel viário/Expovale; Píer de Garopaba; Posto Polícia Rodoviária Estadual na rodovia que liga a BR-101 a Garopaba; Hospital de Caridade; Ponte ligando Capivari a Tubarão; Pavimentação asfáltica entre Capivari e Gravatal; UTI/hospital de Laguna; Posto Policial no Centro Histórico de Laguna; Pavimentação da estrada que liga Paulo Lopes a Garopaba (SC-100); Receita Federal em Laguna; Manutenção do trecho entre Sangão e BR-101 e da SC-438 (Tubarão- Gravatal)
Previsão de data das reuniões do Conselho em 2009
13/03 – Tubarão
10/04 – Imbituba
12/06 – Braço do Norte
17/07 – Jaguaruna
14/08 – Garopaba
11/09 – Capivari de Baixo
16/10 – Laguna
11/12 – Tubarão
Assessoria de Comunicação -AMUREL