O governo federal quer se aproximar dos 5.562 novos gestores em todo o país e fortalecer a relação federativa com os municípios. E a primeira medida prática para isso é o convite para participar do Encontro Nacional dos Prefeitos e Prefeitas, evento que acontece nos dias 10 e 11 de fevereiro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

No evento, serão apresentados os principais programas federais, que são executados em parceria com os municípios. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fará a abertura oficial do Encontro na terça-feira, às 10h. Participam da solenidade o ministro de estado chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, José Múcio Monteiro Filho, o presidente da Associação Brasileira de Municípios – ABM, José do Carmo Garcia, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, presidente da Frente Nacional de Prefeitos – FNP, João Paulo Lima e Silva e ministros de Estado.

Às 17h, o ministro da Educação, Fernando Haddad e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão vão abordar o Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE e o Programa Mais Saúde no primeiro painel do Encontro.

Na quarta-feira (11/2), serão apresentados os seguintes programas do governo federal: Agenda Social: Bolsa Família, Mais Cultura, Territórios da Cidadania; PAC – Ações do Governo Federal voltadas para o crescimento e seu impacto nos municípios; PAC – Habitação e Saneamento Ambiental: parceria com os municípios do Brasil e Programa Nacional de Segurança com Cidadania (PRONASCI). Os temas serão abordados pelos seguintes ministros: Patrus Ananias do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Juca Ferreira da Cultura, Guilherme Cassel do Desenvolvimento Agrário, Dilma Rousseff da Casa Civil, Márcio Fortes das Cidades, Carlos Minc Baumfeld do Meio Ambiente e Tarso Genro – Ministro da Justiça.

Além do Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, Luciano Coutinho; Presidente do Banco do Brasil, Antonio Francisco de Lima Neto; Presidente da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Francisco Danilo B. Forte.

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, Paulo Ziulkoski, disse que a iniciativa do presidente Lula é muito positiva. “Estamos dispostos a fazer os acordos e parcerias. Apoiamos o evento porque será um ótimo momento para a aproximação e os contatos políticos principalmente para os novos prefeitos”, disse Ziulkoski. O presidente da CNM também adiantou que os prefeitos vão sinalizar ao presidente que há projetos que ameaçam a execução orçamentária dos municípios, pois alguns obrigam as prefeituras a gastar mais do que o previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

O diretor executivo da AMUREL, Jorge Leonardo Nesi conclama aos prefeitos da região a participarem do evento. “Uma oportunidade dessas, logo no início de um mandato não é sempre que aparece. Então, a AMUREL convida a todos os prefeitos dos 17 municípios a se fazer presente. Gostaria muito de ver a AMUREL e o Santa Catarina como os mais bem representados no Encontro”.

Mais informações sobre à programação, clique aqui.

Assessoria de Comunicação – AMUREL