CNM
Em contrapartida, os estados e a União apresentaram um percentual mais tímido de investimentos. Nos estados, a proporção aumentou de 0,43% em 2005 para 0,44% em 2007. Já os investimentos do governo federal foram ainda menores: 0,23% em 2005 e 0,27% dois anos depois.
Em relação aos municípios, vale acrescentar que o aumento foi ainda mais expressivo, uma vez que a RCL desses entes federados apresentou uma expansão de 39,5% nestes três anos. Mais uma prova de que o percentual de 0,2% de aumento representa um crescimento significativo dos investimentos nos municípios em áreas voltadas à cultura.
Difusão cultural lidera
Entre as áreas que mais receberam investimentos de 2005 a 2007, o segmento de difusão cultural foi alvo de 75% dos gastos municipais. Essas ações concentram-se, por exemplo, em atividades de implantação e modernização de espaços culturais, realização de eventos, além de produção e distribuição de materiais sobre o tema.
Já a menor fatia dos recursos cabe à área de patrimônio cultural, responsável por 5% dos investimentos.
Dados regionais
Em análise específica por região, os líderes em investimentos em cultura no país são o Norte e o Nordeste. Municípios de Pernambuco, durante os três anos analisados, lideraram o ranking dos que mais gastam com cultura no país: 2,64% em 2007, mais do que o dobro da média nacional. Recife, capital do estado, investiu ainda mais em 2007: 3,47 de sua RCL.
O levantamento sobre os gastos municipais na área de cultura foi feito com base nas informações do sistema Finbra (Finanças do Brasil).
*Para o estudo completo e as informações detalhadas de cada estado, clique aqui.