O governador Luiz Henrique assinou na manhã desta quinta-feira (5) a ordem de serviço para a execução da segunda etapa do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna. O investimento do Governo do Estado é de R$ 6 milhões e esta etapa inclui o projeto executivo de obras civis: núcleo de proteção ao voo e controle do tráfego aéreo, e terminal de passageiros.
O ato aconteceu na sede da Associação Empresarial de Tubarão. O projeto contempla as construções arquitetônica, elétrica, hidrosanitária, climatização, estrutura contra incêndio, telecomunicação de telefonia e cabeamento estruturado, CFTV, som e comunicação, proteção contra descargas atmosféricas e paisagismo.
Estas obras compreendem a construção do terminal de passageiros com 1.913,40 m2, mais torre de controle, subestação de energia com capacidade para 300 KVA, estação de tratamento de esgoto e estação de tratamento de água. "Essa é a infraestrutura básica para funcionamento da área terminal de passageiros do aeroporto", destaca o secretário Romualdo França.
O governador Luiz Henrique garantiu que o governo estadual está viabilizando um estudo para construir um terminal de cargas no aeroporto regional, etapa reinvindicada por empresários e políticos, e conceituada como fundamental para o projeto.
Antes do evento na Acit o governador fez uma visita ao prefeito de Tubarão, Manoel Bertoncini, onde se solidarizou com as propostas do prefeito em construir em parceria a Arena Multiuso em Tubarão.
Estavam presentes o vice-governador Leonel Pavan, presidente da Celesc Holding, Eduardo Moreira; deputado federal Edinho Bez, deputados estaduais Jorge Boeira, Genésio Goulart, Manoel Mota, Renato Hinning; secretário de Infraestrutura, Romualdo França; secretário de Segurança e Trânsito, Ronaldo Benedet; secretário de Planejamento, Altair Guidi; prefeitos de vários municípios da Amurel. Além do presidente da Associação Empresarial de Tubarão, Eduardo Nunes e da presidente da Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e prefeita de Rio Fortuna, Leonete Back Loffi. “A importância do aeroporto regional é de consenso, então, a garantia da viabilização de mais esta etapa é inquestionável, disse a presidente da Amurel, Leonete Loffi.
Assessoria de Comunicação – AMUREL