You are currently viewing José Roberto Martins é eleito novo presidente da Amurel

O prefeito de Imbituba, José Roberto Martins (Beto Martins) foi eleito por aclamação o novo presidente da Associação de Municípios da Região de Laguna – Amurel, para um mandato de um ano. A chapa denominada "Amurel em desenvolvimento" tem como integrantes os seguintes prefeitos: Célio Antônio (Laguna), eleito vice-presidente, o 2º secretário é o prefeito de Imaruí, Amarildo Matos de Souza. A representante da Amurel junto à Fecam é a prefeita de São Martinho, Leonete Back Loffi.

O conselho fiscal é composto pelos prefeitos de: Santa Rosa de Lima, Celso Heidemann, de Rio Fortuna, Silvio Heidemann e de Braço do Norte, Ronaldo Fornazza. Os suplentes desta chapa são os prefeitos de Sangão, Antônio Mauro, de Treze de Maio, Arilton Francisconi e de Tubarão, Manoel Bertoncini Silva. A prefeita de São Martinha, Leonete Loffi, que ocupava a presidência desde 2 de janeiro agradeceu a todos os funcionários da entidade e aos prefeitos. "O pequeno período em que estive na presidência foi o suficiente para conhecer melhor o que é a Amurel e entender que os municípios não podem abrir mão desse suporte", disse.

Como houve a inscrição de apenas uma chapa, a eleição da mesma deveria acontecer por aclamação, no entanto, antes que isso acontecesse a presidenta Leonete leu a carta enviada por cinco prefeitos, todos do PMDB, que deixou o candidato Beto surpreso. Os prefeitos de Gravatal, São Ludgero, Capivari de Baixo, Jaguaruna e Grão Pará pediram a desfiliação temporária da Amurel. Os motivos da atitude conjunta não foram relatados nos documentos, enviados de forma individual. Aclamado presidente, Beto falou sobre a desfiliação, mas ateve-se às questões ligadas à sua futura gestão. "É uma ação orquestrada, e como toda a orquestra tem um maestro, é preciso saber quem é. Depois disso, vamos procurar saber quais são as razões para tal atitude.

O certo é que a Amurel perde com essa desagregação, mas estes cinco municípios perdem muito mais. Vou conversar individualmente com cada um dos prefeitos e buscar a unidade", disse Beto. "Tenho certeza que esses municípios vão sentir a necessidade, seja na participação nos consórcios intermunicipais, seja na elaboração de projetos aos municípios e eles vão nos procurar para retornar à entidade", destacou a ex-presidenta Leonete.

Em relação aos trabalhos em seu mandato, Beto disse que vai trabalhar para "criar ferramentas de gestão para auxiliar os prefeitos, especialmente os que estão no primeiro mandato, a superar a crise mundial atual. Também farei um esforço junto às entidades bancárias que financiaram obras nos nossos municípios para que estendam os prazos de pagamento, dando mais fôlego às administrações, e esses recursos poder ser colocados na economia da região. Quero fazer uma gestão de grupo e espero que vocês (prefeitos) me ajudem a superar essa dificuldade que ora se presente (desfilição) e possamos caminhar juntos com os mesmos objetivos", encerrou o presidente.

Contas
Além da eleição de diretoria, na pauta da assembléia também estavam a aprovação do balanço do exercício de 2008, o que ocorreu por unanimidade. Também foi eleito o novo presidente do CIS-Amurel (Consórcio Intermunicipal de Saúde) e a aprovação as contas do referido consórcio no exercício 2008. Estiveram presentes 10 prefeitos.

Assessoria de Imprensa – AMUREL