Servidores públicos de vários municípios da região e também os funcionários da Associação de Municípios da Região de Laguna – Amurel, Jorge Leonardo Nesi, diretor-executivo, e Patrícia Vieira Martins, contadora da entidade participaram nos dias
14 e 15 passados do 5º Congresso Catarinense de Secretários de Finanças, Contadores Públicos e Controladores Internos Municipais. No primeiro painel, dia 14, de estudos as temáticas foram a Tributação e Arrecadação Municipal. Os assuntos tratados foram: as competências dos municípios e a reforma tributária, que ainda está em trâmite; o cadastro multifinalitário para os municípios e a importância em mantê-lo atualizado para aumentar a receita própria; o Imposto Sobre Serviço – ISS, o Simples Nacional e o micro empreendedor individual.
O segundo painel foi voltado ao controle interno e externo da administração pública municipal. Os assuntos foram: o sistema do controle interno e seus aspectos legais e operacionais; mesa redonda sobre soluções tecnológica para a gestão publica municipal – RedeCIM, diário oficial dos municípios e o calendário de gestão; aspectos legais e operacionais do controle externo.
No dia 15 pela manhã aconteceu o terceiro painel cujo tema foi o plano de contas e demonstrativos contábeis e as novas tendências da contabilidade aplicada ao setor público. Também foi tratado da questão do controle interno e externo na administração pública.
Nos dias 15 à tarde, 16 e 17 aconteceu o Curso de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, cuja programação foi desenvolvida por pacotes de oficinas com os seguintes temas: manual das despesas, manual das receitas, plano de contas, elaboração das demonstrações contábeis, lançamentos típicos da administração pública, teoria da contabilidade, normas brasileiras da contabilidade aplicada ao setor público.
O objetivo do curso foi preparar os servidores para uma grande mudança que ocorre na contabilidade pública, que passará a adotar a partir de agora um enfoque patrimonial, se aproximando da contabilidade comercial.