As prioridades ligadas à saúde e à infra-estrutura logística foram os principais temas da última reunião do Conselho Político Empresarial para o Desenvolvimento da Região – CPE, que ocorreu no último dia 17, em Imbituba. O encontrou contou com diversas lideranças empresariais e políticas, entre elas, da diretora geral da Secretaria de Saúde do Estado, Carmen Zanotto, falou dos hospitais São Camilo, de Imbituba, Santa Terezinha, de Braço do Norte, Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, de Laguna e Hospital de Caridade, de Jaguaruna, que constam da planilha de prioridades. O presidente da Amurel, prefeito de Imbituba José Roberto Martins o diretor-executivo da entidade, Jorge Leonardo Nesi também estiveram presentes representando a Associação, que é membro do Conselho.
Segundo Carmem Zanotto, os hospitais de Jaguaruna e Imbituba precisam atualizar o contrato de pactualização com a Secretaria de Saúde do Estado para receber recursos que contribuirão com a sua manutenção. Já em relação à UTI de Laguna, a diretora advertiu que é preciso se consolidar procedimentos de maior complexidade que justifiquem a necessidade de Uma UTI. Quanto ao hospital de Braço do Norte, o governo do estado aguarda adequações no projeto de construção de uma nova estrutura, elaborado com recursos estaduais. Ficou pré-agendada para o mês de maio uma nova vinda da diretora à região para falar novamente sobre estes hospitais.
Quanto aos pleitos ligados à infra-estrutura logística – Aeroporto Regional Sul, duplicação do trecho Sul da BR-101 e Porto de Imbituba – foram definidas ações que contribuirão com o andamento destas obras. Na próxima sexta-feira (24), às 9h30, na sede da Amurel, os conselheiros participarão da reunião com os prefeitos e o presidente do Consórcio pela Desapropriação do Aeroporto, prefeito de Pedras Grandes, Antônio Felippe, para se definir o pagamento da indenização aos ex-proprietários. Quanto à BR-101, o Conselho deverá participar de audiência pública que acontecerá na Assembléia Legislativa, em Florianópolis, ainda sem data definida, da qual participarão lideranças políticas, entidades, as empreiteiras e a comunidade interessada. Sobre o Porto de Imbituba, foi dada a notícia de que o mesmo foi incluído no Plano Nacional de Dragagem, o que permitira investimentos para aumentar o calado de 11 para 14,5 metros, contribuindo por torná-lo referência no país.
A próxima reunião do Conselho acontecerá em Braço do Norte, no dia 19 de junho.
Assessoria de Imprensa – Amurel