Segunda-feira gelada, dia 1, não impediu o grande número de fiéis na igreja Santo Antônio dos Anjos, na primeira novena que marca o início das comemorações em homenagem ao padroeiro de Laguna.

Durante os treze dias de novenas cinco mil bolsas ecológicas serão distribuídas, a intenção é diminuir o uso de sacolas plásticas, que acabam indo parar no meio ambiente, poluindo rios e o solo. Primeira vez, da centenária festa, que a chamada "lembrancinha do Santo Antônio" promove a conscientização ecológica. "Inovamos preocupados com a natureza", conta o coordenador da festa Júlio César da Silva.

O padre Marcos Herdt solicitou ao público que utilizasse a sacola para fazer o bem. "Assim como Santo Antônio ajudou os pobres distribuindo pães, os fiéis façam os mesmos utilizando as sacolas" pediu.

Até o dia 13, data do padroeiro, a igreja recebe centenas de pessoas. Uns pedem benções e outras promessas. Tradicionalmente a imagem do Santo Antônio fica mais próxima do povo, pois é retirada do altar. Fotos, lágrimas e pedidos são vistos diariamente. Comum a população levar imagens do santo para a benção.
A Irmandade do Santíssimo Sacramento e Santo Antônio dos Anjos, formada apenas por homens, faz a tradicional guarda de honra da imagem.
Aos 83 anos, Maria Terezinha, reza todos os dias para o santo de devoção. Participa das novenas e acompanha a procissão. "Ele nos dá força e esperança", conta.

Depois da novena, os fiéis acompanham as apresentações culturais e apreciam as tradicionais guloseimas.

Dia 13, às 19h, acontece a centenária procissão saindo da igreja Nossa Senhora Auxiliadora, do bairro Progresso.


Mais nformações 9102-9445 (com o coordenador da festa Júlio)
Casa paroquial 3644-2214

Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna