Homenageado na prefeitura de Tubarão pelo prefeito em exercício Luis Felipe Collaço, o Bispo de Tubarão Dom Jacinto, se despediu da população da AMUREL. "O exercício do amor se expressa no exercício das ações jurídicas, legislativas e executivas do homem", frisou o Bispo.
Bispo despede-se de Tubarão e recebe homenagem da prefeitura
22/07/2009
Prefeito em exercício, Pepê Collaço, entregou placa de homenagem
Depois de cinco anos de trabalhos prestados à comunidade, o bispo Dom Jacinto Bergmann vai deixar Tubarão para assumir a Diocese de Pelotas, no Rio Grande do Sul.
Durante seu episcopado no município, destacam-se a beatificação da serva de Deus Albertina Berckembrock, realizada no dia 20 de outubro de 2007, e a celebração do cinquentenário de criação da Diocese de Tubarão, eventos que marcaram a comunidade catolica do sul de Santa Catarina, sendo prestigiados por autoridades religiosas de altíssima respeitabilidade, como o Núncio Apóstolico no Brasil, Dom Lourenzo Baldisseri, e o eminentíssimo Cardeal José Saraiva Martins, então prefeito da congregação para a causa dos Santos no Vaticano.
Para agradecer aos inúmeros feitos, a administração pública municipal prestou, na manhã desta quarta-feira (22), uma homenagem ao Bispo Dom Jacinto Bergmann.
O ato idealizado pelo prefeito em exercício, Felippe Collaço foi marcado pela emoção. "Dom Jacinto deixou sua marca na história dos tubaronenses e vai ficar também na memória destes cidadãos. A cidade o acolheu como se tubaronense fosse, e agora ele já um cidadão tubaronense de verdade. Esta homenagem é mais do que justa, pois a religião católica participa ativamente da vida social do município, prestando reconhecidos trabalhos à nossa sociedade", ressaltou Pepê.
Dom Jacinto, que foi nomeado Bispo Diocesano de Pelotas, pelo Papa Bento XVI, no dia 1º de junho de 2009, disse que sua transferência foi uma surpresa. "Não esperava esta saída, pois depois de cinco anos de trabalho, pensei que seria a hora de trabalhar mais ainda, mas os misteriosos caminhos de Deus me levam a retornar à cidade de onde vim", salientou o Bispo.
Dom Jacinto fez questão de agradecer o gesto da administração pública. "Fiquei muito lisonjeado. Não é uma homenagem a mim, mas sim a toda a igreja e ao trabalho que fizemos frente a ela. As circunstâncias ajudaram e me fazem sair daqui impressionado com a Cidade Azul. Obrigado pelo carinho, e tenham certeza que voltarei quando sentir saudades. Aqui fui recebido de braços abertos por todos. Fui acolhido com um de seus filhos, e hoje me sinto filho desta cidade hospitaleira", enfatizou.
Ao final da homenagem, Dom Jacinto recebeu das mãos do prefeito interino uma placa com a seguinte mensagem:
"O homem de Deus deixa a marca dos seus passos por onde passa. Os seus, ficarão marcados na memória do povo tubaronense e na história desta cidade que, nestes cinco anos, teve a honra de o acolher com um dos seus filhos.
Pelo seu trabalho e dedicação, nosso mais sincero agradecimento"