Saúde
Gripe A: mortes preocupam país que adota ações de prevenção
CNM O Brasil é o terceiro país com maior número de mortes causadas pela Gripe A, segundo o Ministério da Saúde. Ao todo, até o fechamento desta reportagem, o vírus Influenza H1N1 é responsável pelo óbito de 192 brasileiros, à frente até do México, onde foi registrado o primeiro caso da doença, com 162 mortos. Em primeiro lugar, está os Estados Unidos, com 436, e em seguida a Argentina, 338. Em todo mundo, a pandemia resultou em 1.882 pessoas mortes em 48 países de todo mundo. Deste total, 10% das mortes são no Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A OMS decidiu calcular a porcentagem de mortos usando o índice de mortes sobre o número de habitantes da cada país. Com isso, o Brasil registrou 0,09 mortes a cada grupo de 100 mil habitantes e ocupa a 14ª posição. Para o ministério, os brasileiros não precisam ter pânico com a quantidade de vítimas da Nova Gripe. Apesar dos óbitos em 48 países, as nações afetadas pela Gripe A são 178 e mais de 162 mil pessoas infectadas. A vacina contra a contaminação do Influenza H1N1 deve chegar ao Brasil até janeiro do próximo ano. O País receberá o equivalente a 18 milhões de doses, um milhão delas será imediatamente usada para vacinação e o restante irá para o Instituto Butantan para serem finalizadas. De acordo com o órgão, mais 30 milhões devem ser produzidas em solo brasileiro até julho de 2010.
Antes do inicio da imunização, é necessário a realização de alguns testes aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para a OMS, assim que fabricadas as vacinas, os países deveriam doar para as nações mais pobres.
Kits contra Gripe A
Para conter a difusão da doença, um total de 800 mil kits de tratamento da Gripe A serão distribuídos aos Estados e Municípios em todo país. O material será enviado ainda neste mês, segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que debateu o assunto com parlamentares durante reunião na Câmara dos Deputados no dia 11 de agosto. Temporão aproveitou o espaço para lembrar aos brasileiros que a automedicação, em caso de suspeitas de contaminação do vírus H1N1, não é indicada. O ministro pediu cautela na utilização do Tamiflu – medicamento contra gripes atualmente usado para tratamento da Nova Gripe e apontou casos da China e do Canadá, onde pessoas contaminadas pelo vírus usaram o remédio e não tiveram êxito. Os cuidados com o uso do Tamiflu são oriundos da Organização Mundial de Saúde.