Destaque na edição de hoje do Diário do Sul
Rodovia asfaltada gera esperança ao Camacho
TUBARÃO – O cenário e o trajeto são completamente diferentes do que eram há alguns anos. Em vez de buracos e muita poeira, asfalto e sinalização clara. Não foram apenas as condições aos veículos que mudaram para quem ruma da área central de Jaguaruna até o Balneário Camacho. Moradores e comerciantes estão entusiasmados porque hoje veem pela janela a possibilidade de crescer e ter mais qualidade de vida com SC-487 asfaltada. Hoje, o governador Luiz Henrique vem para a inauguração da obra.
Morador do Camacho há 15 anos, José Rafael da Rosa diz que, com a rodovia completamente asfaltada, parece viver em outro local. "Como está hoje e o que era antes é surpreendente. Ficou um bom lugar para morar e acredito que haverá mais veranistas nesta temporada. O movimento nos finais de semana e feriados já dobrou. Antes, fora da temporada era quase que deserto", compara o construtor de 58 anos. "Agora falta continuar até lá", complementa, no alto da ponte sobre a Barra do Camacho, apontando para o Farol de Santa Marta.
Além dos moradores, os comerciantes também estão esperançosos. Entre eles está Terezinha Guetner de Matos, de 46 anos. No seu estabelecimento, que vende bebidas e alimentos, às margens da rodovia, viu paralisações de moradores pedindo o fim da obra. Agora, com tudo asfaltado, espera por dias melhores. "Espero que já neste verão tenha um bom movimento. Antes, as condições da estrada atrapalhavam. Se não der agora, não vai dar mais", brinca.
Quem também nutre expectativas é a comerciante Maria das Dores Nascimento. Há dois anos, montou uma loja de tintas para residências e outros produtos do gênero para servir aos veranistas no início da temporada de dias de calor. "Acredito que mais para frente as vendas vão aumentar. Agora o tempo ainda anda chuvoso, porém, mais adiante acho que será diferente", almeja a cidadã de 31 anos.
Ordem de serviço do presídio será entregue
TUBARÃO – Além da inauguração da SC-487, o governador Luiz Henrique da Silveira aproveita a vinda à região para entregar a ordem serviço de uma obra igualmente aguardada e discutida. Junto do secretário de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Ronaldo Benedet, será dado o primeiro passo para a construção do Presídio Regional de Tubarão. A cerimônia está marcada para as 10 horas, no local onde será construída a unidade prisional _ Estrada Geral Bom Pastor, Km 3.
O governo catarinense irá investir R$ 6,5 milhões para erguer o novo presídio, em uma área de 1.917,18 metros quadrados. A unidade terá capacidade para abrigar 248 presos e o prazo para a conclusão é de um ano. Duas empresas darão conta da obra. A Verdicon Construções Ltda. ficará responsável pelo fornecimento das celas em monobloco do sistema CAD/GRC _ siglas para concreto de alto desempenho e glass reinforced (reforçado por vidro) concreto. Com este sistema, os agentes prisionais não terão contato com os presidiários e toda a movimentação será feita por meio de passarelas. A empresa tem 210 dias para entregar os blocos.
De Florianópolis, a construtora Brighentti irá construir toda a estrutura física para a instalação das celas. "A Brighentti terá dez dias para iniciar os trabalhos, mas será solicitado que comece imediatamente a assinatura", disse o assessor especial do secretário de Segurança Pública Ronaldo Benedet, Wilson Silva.
Fonte: Diário do Sul