Jornal Notisul
Parque Ambiental: Membros são empossados 17/03/2010
Associação irá gerir o Parque Ambiental Jorge Lacerda.
Priscila Alano
Capivari de Baixo
Os membros da Associação Jorge Lacerda que vão gerir o parque tomaram posse ontem. A cerimônia foi realizada no Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo. O grupo é formado por representantes de entidades e que representam segmentos da comunidade.
O presidente será Alexandre de Souza Thiele, atual gerente de meio ambiente da Tractebel; o conselho fiscal será presidido por Expedito Michels, representante da Fucap; e Artur Roberto Frota Ellwanger ficará à frente do conselho deliberativo (confira no box a lista com nome dos membros).
Para Alexandre, o parque ambiental será um local de lazer, recreação, educação ambiental. "O local será uma referência para a região sul, será um polo em educação ambiental e cultura", enfatiza.
Já foram construídos três quilômetros de pista de caminhada e três quilômetros de ciclovia. A meta da associação é inaugurar o parque em 2011.
O parque
Na primeira etapa, será construída a infraestrutura do parque, como portaria, vias de acesso, lago, pistas de caminhadas e ciclovias. Na segunda fase, serão as obras civis do centro de cultura e sustentabilidade, do horto florestal, da concha acústica, da cantina, entre outros. A meta é que o parque seja concluído em dois anos.
Membros
Presidente – Alexandre de Souza Thiele.
Tractebel – Artur Roberto Frota Ellwanger.
Unisul – professora Milena Kindermann.
Fucap – professor Expedito Michels.
Amurel – prefeito Celso Heidemann.
Ases – Paulo César da Rosa.
Jornal Diário do Sul
Parque ambiental deve ser concluído em 2011
CAPIVARI DE BAIXO – No segundo semestre de 2011, a região Sul do Estado poderá se tornar exemplo de preservação da natureza com a inauguração do Parque Ambiental Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo. A área de 50 hectares, que serviu de pátio para o depósito de carvão, foi recuperada e aos poucos ganha um novo aspecto. Em mais alguns meses devem ser finalizadas as pistas de caminhada, ciclovias, lago, estacionamento, vias de acesso e o pórtico de entrada.
E as mudanças não param por aí. Ainda este ano iniciam as obras do Centro de Cultura Sustentável, concha acústica, horto florestal, sanitários e cantinas. Este projeto é considerado pioneiro e para gerir esta infraestrutura e ainda possibilitar a realização de atividades culturais e de educação ambiental foi instituída a Associação Jorge Lacerda. A entidade é formada pela Tractebel Energia, Unisul, Fucap, Amurel e Associação dos Funcionários da Tractebel e Eletrosul (Ases). Ontem, os integrantes do conselho deliberativo, fiscal e diretoria executiva tomaram posse.
"A associação foi criada para cuidar da gestão do parque e também para definir de que forma os parceiros poderão se engajar neste projeto. Queremos fomentar atividades de cultura, recreação, resgate da memória regional, educação ambiental, além de promover cursos, oficinas e também projetos de pesquisa na área de meio ambiente", afirma o presidente da entidade, Alexandre Thieli.
Segundo Thieli, não é possível estimar o valor investido até agora no parque. "São alguns milhões. A cada etapa são feitos orçamentos e as obras contratadas", explica. A iniciativa de criar o parque surgiu há três anos, por ideia da direção da Tractebel. "Levamos alguns meses para decidir o local e depois foi mais 1,5 ano para a elaboração do projeto arquitetônico, feito pelo curso de Arquitetura da Unisul. Em novembro, lançamos a pedra fundamental", relata. Quando o parque estiver pronto, ele ficará aberto à comunidade durante o dia.
Discurso do Prefeito de Santa Rosa de Lima, Celso Heidemann, presidente da AMUREL na posse da Associação Jorge Lacerda:
http://www.youtube.com/watch?v=M-wJXq9AtfQ