You are currently viewing Desempenho da Educação Básica de 2009

Desempenho da Educação Básica de 2009 foi divulgado no início deste mês

CNM

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos Estados e Municípios referente ao ano de 2009 foi divulgado dia 1º de julho. De acordo com os resultados, todas as etapas de ensino da Educação Básica pública brasileira superaram as metas de qualidade previstas para o período.

Em relação ao ensino fundamental, as notas dos anos iniciais aumentaram de 4,2 em 2007 para 4,6 em 2009 e nos anos finais o crescimento foi de 5,3%, passando de 3,8 para 4,0. Com essas médias, o Brasil alcançou inclusive a meta que tinha sido projetada para 2011.

Com base nos dados do Ideb, observa-se um avanço tímido no desempenho escolar dos alunos. Só em 2007, 45,6% dos Municípios brasileiros haviam superado a previsão de 2009 de 1ª a 4ª série, e mais da metade das escolas – 53,1% – alcançaram em 2009 as metas para 2011. Também de 5ª a 8ª série o resultado foi semelhante, em 2007, 48,6% dos Municípios atingiram as metas para 2009 e, 44,7% das redes municipais superaram, em 2009, as metas definidas para 2011.

Melhoria
Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a análise dos resultados mostra que a gestão municipal – responsável por 63% das matrículas no ensino fundamental – tem buscado melhorar a qualidade dessa etapa de ensino.

O comparativo com a média nacional de 2009 indica que nas séries iniciais do ensino fundamental 44,5% dos Municípios alcançaram resultados maiores ou iguais à nota nacional. Nas finais, o desempenho não foi tão satisfatório, pois apenas 28% das redes municipais alcançaram a média Brasil. A nota 6,0 é a meta do Ideb para o Brasil a ser atingida em 2021, e, nos anos iniciais do ensino fundamental, 116 Municípios ultrapassaram esse objetivo.

Colaboração
Apesar dos bons resultados, a CNM admite que ainda há muito que fazer. Conforme esclarece a entidade existem redes de ensino com desempenho preocupante e as notas obtidas pela maioria dos Estados e Municípios continuam em um patamar inferior aos países desenvolvidos.

A um ano de um novo Plano Nacional de Educação torna-se fundamental a efetivação do regime de colaboração, especialmente em relação à participação da União na educação básica, para que sejam dados saltos maiores de qualidade na educação básica.

Confira os dados do Ideb de seu Município:

http://portalideb.inep.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=6&Itemid=6