O presidente da entidade municipalista maior, a Confederação Nacional de Municípios – CNM, Paulo Ziulkoski estará no Sul do estado no dia 10 de setembro próximo, quando se reúne com prefeitos das três associações de municípios do Sul – AMUREL, AMREC E AMESC -, e ainda, com prefeitos da AMURES (Associação de Municípios da Região Serrana) e duas associações do Norte do Rio Grande do Sul: a Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra, AMUCSER, e a Associação dos Municípios do Litoral Norte, AMLINORTE. O encontro acontecerá em Meleiro, às 15h, no Tupam Clube, na Rua Sete de Setembro, 137, Centro, Meleiro.
Paulo Ziulkoski vem a convite da presidência da AMESC – Associação de Municípios do Extremo Sul Catarinense, que a exemplo das demais associações apoiadoras está preocupada com a estagnação do Fundo de Participação de Municípios – FPM. "Além da questão do FPM queremos tratar de todas as questões municipalistas mais recentes, como a Emenda 29, questões da Educação, Saúde, Turismo e Cultura. A intenção também é aproveitar a vinda do Paulo Zuilkoski e iniciarmos uma série de encontros itinerantes entre essas associações, já que formamos uma mesorregião que tem muitos aspectos e interesses em comum", destaca o diretor executivo da AMESC, Jobson Martinho.
Na pauta oficial da reunião estão os seguintes temas: FPM, EC 29, Royalties do Petróleo, Educação, RPPS, Turismo, Cultura, Meio Ambiente. Também será discutida a possibilidade de ocorrerem reuniões periódicas semestrais itinerantes envolvendo as associações da região serrana catarinense e gaúcha e associações do Sul catarinense e Norte do Rio Grande do Sul.
A AMUREL apóia o encontro e desde já convida os prefeitos da região para, em companhia de suas equipes de secretários e técnicos comparecerem a este importante evento. Um convite para cada prefeito e equipe será encaminhado nesta semana a fim de reforçar a importância do evento e a participação da maior quantidade de pessoas possível de cada município.