Educadores, gestores, dirigentes das redes de ensino estadual, municipal e federal que oferecem alfabetização e educação de jovens e adultos têm prazo até 4 de outubro para escolher livros e coleções didáticos que serão utilizados em 2011. A relação das obras está no Guia do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos do MEC.
A escolha envolve as redes de 3.402 prefeituras, secretarias estaduais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia que aderiram ao Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos (PNLD EJA) em 2010. Os livros chegarão às salas de aula em março de 2011 e beneficiarão cerca de dois milhões de jovens e adultos matriculados em turmas de alfabetização e de mais de três milhões que cursam o ensino fundamental na modalidade jovens e adultos.
No mesmo guia, dirigentes e educadores encontram informações detalhadas sobre a realização de encontros coletivos para a escolha das obras, como deve ser feito o registro, pela internet, no formulário do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o prazo estabelecido. Além de decidir que livros e coleções desejam ter nas salas de aula, os professores devem consolidar as escolhas no sistema eletrônico disponível na página do FNDE. O guia sugere, ainda, que as redes façam duas opções de livros para a alfabetização ou duas coleções para cada segmento da educação de jovens e adultos.
PNLD EJA
Para ampliar a oferta de obras didáticas para a alfabetização e educação de jovens e adultos nas redes públicas de ensino, o MEC lançou em 2009 o Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos (PNLD EJA), que incorporou o Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos (PNLA).
O objetivo é garantir livros didáticos de qualidade para as escolas e sistemas de ensino. A política compreende avaliação das obras, aquisição e distribuição. Confeccionado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Guia do Livro Didático para a EJA 2011 apresenta a relação e resenhas dos livros e coleções, além de uma série de informações sobre o uso pedagógico desses materiais.
ASCOM/FECAM, com informações do FNDE