A violência no trânsito mata todos os anos quase 1,3 milhão de pessoas, fere e incapacita mais de 50 milhões e é a causa principal de mortes de jovens na faixa etária dos 20 aos 24 anos. Em outubro de 2005, a Assembléia Geral da ONU aprovou uma resolução conclamando todos os países para que instituíssem o terceiro domingo do mês de novembro de cada ano como o dia dedicado à memória das vítimas da violência sobre rodas.
Neste domingo, dia 21, na Beira-mar Norte, junto ao Koxixo's, cerca de 30 órgãos governamentais e não-governamentais ligagos ao trânsito promovem o DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE TRÂNSITO (veja programação mais abaixo).
A DATA – Essa data foi concebida para garantir que haja mobilização da sociedade contra essa violência e para confortar as centenas de milhares de parentes e amigos das vítimas que sofrem e sofrerão para sempre as consequências materiais, sociais e principalmente emocionais desses eventos trágicos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e as demais instituições mundiais ligadAs à segurança na circulação viária incentivam, os governos e as organizações civis em todo o planeta, que celebrem festivamente essa data, não só como uma forma de mobilização social e de homenagem aos entes queridos vitimados pela violência viária, mas como uma legítima e necessária provocação para que ações efetivas e práticas sejam adotadas.
De acordo com a ONU, o trânsito é o principal responsável pela mortalidade de jovens entre 20 e 24 anos.
No Brasil, entre janeiro e outubro de 2010, foram pagas 40,4 mil indenizações por mortes causadas por veículos automotores.
Em apenas dez meses, aponta mais de 110 mortos por dia, ou quase cinco mortos por hora.
Nos primeiros dez meses de 2010 praticamente 119 mil pessoas receberam indenização por invalidez consequente de acidentes de trânsito. Foram pagas mais de trinta e nove mil indenizações para cobrir despesas médicas e hospitalares.
Em menos de um ano, quase 200 mil vítimas de acidentes de trânsito geraram indenizações de seguro.
A previsão é que, em 2010, mais de 50 mil brasileiros perderão a vida em acidentes de trânsito ao longo de 2010.
Para entrevistas:
– Major PM Sidnei Schmidt – (48) 9981-6266 ou (48) 3348-0856
– Fernando Pedrosa – a partir das 13 horas desta quinta-feira estará com o Major Schmidt
– Assessorias de comunicação:
DNIT/SC (Breno) – 3229-1683
Detran (Marcos Zanfra, 3381 2100) –
Fernando Luiz Nogueira Pedrosa
Formação acadêmica : Bacharel em Comunicação Social, com especialização em Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, pela Universidade Estácio de Sá.
Pós Graduação : Regulação, Defesa da Concorrência e Concessões – Fundação Getúlio Vargas / Instituto Brasileiro de Economia – Agosto de 2002.
Atividades Profissionais Específicas
– Coordenador para a região Sul e Sudeste do Programa de Redução de Acidentes no Trânsito – PARE do Ministério dos Transportes de 1995 a 2007.
– Integrante do Grupo de Especialistas de todo o país responsável pela elaboração do Plano Emergencial de Férias de Verão, (responsabilizando-se pelo planejamento e coordenação de todas as ações de mídia editorial no país).
– Também na condição de especialista em comunicação social, fez parte da equipe de 109 profissionais brasileiros convocados pelo DENATRAN, em março/97, para a elaboração de propostas de regulamentação dos artigos do novo Código de Trânsito Brasileiro.
– Co-responsável pelo desenvolvimento, planejamento e execução das campanhas nacionais do Programa PARE FERIAS DE VERÃO/2000 e CARNAVAL/2000, distinguidas com o 21º Prêmio Colunistas, na categoria promoção comunitária; com a medalha de Ouro da Associação Brasileira de Marketing; com o prêmio Destaque em Educação para o Trânsito, conferido pelo IPAE – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação e com o Prêmio Saúde Anchieta, conferido anualmente pelo Hospital Anchieta de Brasília às instituições que se destacam ma promoção da saúde e da qualidade de vida.
– Como consultor independente, colabora com algumas publicações especializadas em trânsito e turismo rodoviário elaborando matérias e artigos sobre segurança no trânsito e a prevenção de acidentes. Promove e participa de palestras e apresentações em instituições públicas e privadas.
– Professor da disciplina CAMPANHAS EDUCATIVAS E a COMUNICAÇÃO SOCIAL NO TRÂNSITO dos cursos de Pós-Graduação ministrados por universidades de todo país.
– Por três mandatos consecutivos foi membro da Câmara Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania do CONTRAN e seu coordenador no período 2005 e 2006 por eleição direta do plenário.
– Membro da Comissão Cidadã do DETRAN/RJ, no período 2002 a 2005. A referida Comissão efetua o julgamento administrativo dos acidentes de trânsito com vítimas recomendando a aplicação das penalidades administrativas conseqüentes.