Fonte: CNM
A chegada da Copa do Mundo e das Olimpíadas nos próximos anos promete dar um alavanque na economia e no desenvolvimento dos municípios. Segundo dados da pesquisa Economia do Turismo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2007, as atividades características do turismo geraram uma produção de R$ 168,8 bilhões, que significa 6,34% do valor do Produto Interno Bruto (PIB) Nacional do mesmo ano.
Com esta elevação constante e a boa fase econômica que o país atravessa, a Confederação Nacional de Municípios – CNM estima que o setor será amplamente favorecido neste ano e nos próximos com os grandes eventos esportivos que ocorrerão no Brasil; Olimpíadas na cidade do Rio de Janeiro e a Copa do Mundo. Os municípios que se organizarem e conseguirem atrair turistas tanto nacionais quanto estrangeiros podem ser beneficiados por este bom momento.
Os valores para os anos 2008 e 2009 foram estimados pela CNM, usando a média da percentagem do PIB dos anos anteriores, e alcançaram a média de 6,28%, totalizando um PIB do setor de turismo quase na casa dos 200 bilhões, e existe um padrão de crescimento do PIB do Setor e do PIB Nacional na casa dos 11%.
Novas rotas
Os dados destacam a importante parcela que o turismo ocupa no PIB nacional revelando a importância do setor para a economia, em especial no que se refere às atividades relacionadas à geração de emprego e renda. O turismo empregou 5,9 milhões de pessoas em 2007.
A CNM incentiva o grande potencial turístico que existe nos municípios brasileiros em apostando nessa riqueza e na criação de novas rotas, lançou um manual, Segmentação do Turismo e o Mercado. O material foi criado para orientar os gestores municipais a estruturar a área de turismo em sua região. Alguns pontos que sempre geram dúvidas diz respeito à forma de identificar os produtos turísticos dentre diversas dicas para o municípios se prepararem para receber os turistas estrangeiros e nacionais.
Confira aqui o Manual