Brasília
O prefeito de Turvo, Ronaldo Carlessi e a prefeita de São Martinho, Leonete Back Loffi estiveram na quarta-feira (16), junto com o secretário de articulação nacional, Acélio Casagrande, no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O objetivo da visita foi buscar orientações para reconstrução das escolas atingidas pelas chuvas que assolaram as cidades no meses de janeiro e início de fevereiro deste ano.
Os catarinenses foram recebidos pelo diretor do FNDE, Leopoldo Alves Júnior, que orientou os prefeitos a reunirem todas as informações sobre os prejuízos e danos nas escolas. "Não é um bom caminho fazer convênio, mas sim solicitar ao Ministro da Educação uma Medida Provisória que faça este dinheiro cair direto na conta de cada município e a licitação aconteça mais rápida", informou.
Por sugestão de Acélio, ficou acertado que cada município com escolas atingidas, a exemplo de algumas que ainda não começaram o ano letivo devido à falta de condições, irá preparar a documentação necessária, a ser entregue pessoalmente pelo secretário no Ministério. "Cada um vai fazer o levantamento do que e de quanto precisa. A maioria perdeu forro, telhado e mobiliário", relatou.

Fernanda Rodrigues (SC 02540 JP)
Jornalista – Secretaria de Articulação Nacional