A criação do Consórcio de Saneamento Básico da AMUREL foi o principal tema da pauta da assembleia ordinária da Associação de Municípios da Região de Laguna – AMUREL, hoje (29), na sede da entidade, em Tubarão. O assunto vem sendo tratado há meses pela entidade e pelos municípios, mas com a proximidade da data de reabertura do PAC 2, daqui a 2 meses, os prefeitos pretendem agilizar as tratativas para criar o Consórcio e, assim, já poder pleitear recursos federais para obras nos municípios participantes. O prefeito de Santa Rosa de Lima Celso Heidemann se prontificou em visitar individualmente todos os prefeitos para esclarecer o funcionamento de um consórcio dessa natureza. "Já fiz várias viagens a Brasília e visitei o consórcio modelo, no Vale dos Sinos (RS), que segundo o próprio Ministério das Cidades, é o único consórcio de saneamento em funcionamento no país que atende plenamente aos preceitos que o Ministério estabeleceu", disse. Celso ganhou autorização do presidente Manoel Bertoncini a falar em nome da AMUREL aos prefeitos visitados.
Saneamento também foi o tema da explanação de Sergio Grando, da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado de Santa Catarina, que falou aos presentes as funções das agências reguladoras e as razões pelas quais os municípios precisam tê-las.
Outros assuntos foram tratados na pauta da primeira assembleia sob o comando do presidente Manoel Bertoncini, prefeito de Tubarão.
Ao final, o ex-presidente Celso Heidemann recebeu uma homenagem dos funcionários da AMUREL entregue pelo presidente Manoel Bertoncini.