CNM

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) Paulo Ziulkoski, destacou durante atividades da XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que a troca de experiências dos gestores durante o evento melhora a gestão nos Municípios. “A Marcha é a chance de prefeitos se unirem e enfrentarem a crise juntos, buscando soluções coletivamente. O momento é de integração e de buscar soluções e boas práticas para os Municípios”, frisa o presidente.

O prefeito Ademir Renato, de Campina das Missões (RS) relatou à Agência CNM que o evento favorece a  que os prefeitos conheçam e tenham acesso a produtos e políticas benéficas para o desenvolvimento da gestão municipal. “Conversei com o colega de Porto Mauá (RS), que me contou sobre o funcionamento de sua Secretária de Obras. Gostei do modelo e pretendo implementar no Município. Ele conseguiu desburocratizar muitos serviços prestados para a comunidade e também reduzir alguns valores cobrados”, conta o prefeito.

A experiência que o prefeito José Helio leva para o seu Município de Arroio dos Ratos no Rio Grande do Sul envolve infra-estrutura.  Conversando com o prefeito de Nova Guarita (RS), ele foi informado sobre o projeto  de mutirões que  reforma um bairro por vez  da cidade. “O projeto foi um sucesso no Município, pois aos poucos toda a região foi reformada”, conta Helio.

 “É acredito que o prefeito de Nova Guarita também se interessou por um de nossos projetos. Lançamos a troca de emplacamento dos veículos com placa de outra cidade. A prefeitura paga a transferência e consegue, com a iniciativa, aumentar a arrecadação do IPVA. Contei a ele que tivemos um crescimento entre 40 a 50% na arrecadação de IPVA”, fala o prefeito.

“Aproveitamos a reclamação de motoristas sobre a situação das vias públicas feitas pelos proprietários de veículos com placas de outras localidades para implantar o projeto. Estimulamos a regularização de todos o que despertou interesse e aceitação imediata” ensina.  “Hoje, fico feliz com o interesse de outros prefeitos pelo nosso projeto”, festeja José Helio.

Ziulkoski conclui que os prefeitos devem sair da Marcha  com várias lições e boas práticas que estão sendo espalhadas por todo o Brasil. “Espero que isso só melhore a gestão do Município e agrade o cidadão”, finaliza.