CNM

A informatização tem chegado às administrações municipais. E para medir como anda a inclusão digital nas prefeituras um medidor está disponível na recepção da XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O objetivo do Termômetro Digital, segundo os organizadores da Marcha, é identificar o índice de inclusão para ajudar o gestor a desenvolver ações que melhorem e agilizem as atividades cotidianas.

Esta ajuda da CNM pode ser por meio da criação de sites e e-mails institucionais. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) também disponibiliza o portal CidadeCompras – sistema de compras públicas municipais por meio de pregão eletrônico – e o Siamweb, que ajuda a prefeitura a trocar os papeis por arquivos digitais.

Centenas de prefeitos visitaram o local e conheceram o sistema, responderam ao questionário e receberam uma nota pela informatização em sua administração. Entre eles, o prefeito de Trindade do Sul, Valdomiro Bosa, que após responder o questionário falou da importância de a prefeitura acompanhar a modernização e os avanços tecnológicos.

De acordo com Bosa, a iniciativa da CNM foi muito boa, pois a informatização aproxima a comunidade da prefeitura. "Nosso objetivo é aprimorar mais e avançar na questão da inclusão digital e a CNM já se colocou a nossa disposição", afirmou o prefeito gaucho.

O prefeito paraibano de Natuba, José Lins Filho, disse que a nota o incentivou a buscar medidas que promovam a inclusão digital da prefeitura. Já sobre a iniciativa da CNM de ajudar a administração neste processo e o avanço tecnológico, Filho, elogiou a atuação da entidade e ponderou: "é uma ferramenta muito importante, um meio de comunicação que informa melhor a população", concluiu.