CNM

Representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participaram nesta quinta-feira, 30 de junho, da 33ª Reunião do Conselho Nacional de Turismo. Durante o encontro, ocorrido em Brasília, foram discutidos assuntos referentes ao 6.º Salão do Turismo, agendado para os dias 13 a 17 de julho, e sobre a validação do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2011-2014, aprovado pelo Conselho.

O credenciamento de empresas brasileiras que recepcionam turistas chineses no Brasil e a recusa de entrada de turistas brasileiros na Europa foram outros assuntos polêmicos que pautaram a reunião. A 14.ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorre no fim do ano, também foi divulgada na ocasião.

O PNT, aprovado durante a reunião, apresenta orientações estratégicas para o desenvolvimento da atividade no setor para os próximos quatro anos. O Plano sugere diretrizes que promovam a inclusão social com a execução de projetos voltados para a geração de negócios, emprego e renda para a população.

A preparação do turismo brasileiro foi estudada na elaboração do PNT, inclusive para os próximos eventos que ocorrem no país em alguns anos, como os Jogos Militares, Copa das Confederações, Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

O Plano e os Municípios
Outro atributo do Plano é o incentivo para o brasileiro viajar pelo país, pois assim deve aumentar a competitividade do turismo brasileiro e fortalecer a gestão compartilhada. Fase esta em que os Municípios terão importância fundamental, especialmente quanto aos programas de regionalização, destinos indutores, rotas turísticas, consórcios de Municípios, turismo cultural e rural, entre outros.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, encaminhou, por meio do Conselho Nacional de Turismo, um pedido à Presidenta Dilma Rousseff pelo descontingenciamento de recursos financeiros do Ministério do Turismo em benefício aos Municípios. A intenção é pedir prioridade no orçamento federal para obter mais recursos para o setor.