A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) terá representante no Grupo de Trabalho (GT) instituído para acompanhar e avaliar ações voltadas para o Microempreendedor Individual (MEI). Durante reunião, com diversos representantes de entidades, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, instalou o GT no dia 31 de maio.
No encontro, o ministro destacou a expressiva quantidade de microempreeendedores em todo o país – em media 2,4 milhões. Ele mencionou que além gerir o MEI, a equipe também deve monitorar e propor medidas que visam à sustentabilidade e crescimento dos empreendedores.
Acompanhar e avaliar o acesso ao crédito e mercado dos trabalhadores inscritos no programa e monitorar os entraves à expansão e sustentabilidade do programa também serão atribuições do GT.
O grupo também terá representantes do Ministério da Previdência Social, do Ministério Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, do Ministério Trabalho e Emprego e do Ministério da Fazenda, do Comitê Gestor do Simples Nacional, do Instituto Nacional do Seguro Social, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento (Fenacon), do Banco da Amazônia, do Banco do Brasil, do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco do Nordeste, da Caixa Econômica Federal, da Associação Brasileira dos Municípios (ABM) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).