You are currently viewing Técnicos do TCE/SC orientam 163 participantes no Ciclo de Estudos, em Capivari de Baixo

Técnicos do TCE/SC orientam 163 participantes no Ciclo de Estudos, em Capivari de Baixo

 

                O Tribunal de Contas de Santa Catarina realizou, nesta quinta-feira (5/7), em Capivari de Baixo, no sul do Estado, a segunda etapa do XIV Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal. No total, 163 participantes, entre técnicos e agentes públicos municipais, conselheiros municipais de direitos da criança e do adolescente e representantes do Terceiro Setor, da região abrangida pela Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), receberam orientação de uma equipe de servidores do TCE/SC.

                A dinâmica do evento permite um contato direto entre palestrantes e participantes. São quatro salas, com palestras sobre os seguintes temas centrais: contabilidade e controle interno; licitações, contratos, obras e serviços; atos de pessoal; e direitos da criança e do adolescente e terceiro setor. Mas podem ser feitas intervenções para o esclarecimento de dúvidas a respeito dos temas tratados.

Viviane Effting, que trabalha no setor de compras e licitação da Secretaria de Administração e Finanças da prefeitura de São Martinho, participa do Ciclo pela terceira vez. Ela é servidora há quatro anos e destaca a relevância dos conteúdos repassados pelos instrutores do Tribunal. Mas diz que a dúvida de um participante é, muitas vezes, a dúvida dos demais, por isso a importância do espaço para as perguntas. “É um momento de troca. Vivemos situações parecidas com a de colegas de outros municípios”, ressalta.

  Em visita realizada a todas às salas, pela manhã, o presidente do TCE/SC, conselheiro Cesar Filomeno Fontes, falou que sua administração é voltada à capacitação, tanto do público interno quanto externo. “O TCE/SC investe muito em treinamento. Além de prepará-los, temos que estar preparados. Pois atrás de cada processo, há um cidadão, um nome a zelar”, declarou, ao falar sobre a responsabilidade de julgar alguém. Este ano, o Tribunal investiu no programa de pós-graduação de seus servidores, financiando a participação em cursos de mestrado e especialização.

                O prefeito de Laguna e presidente da Amurel, Celio Antonio, e a diretora do Instituto de Contas do TCE/SC, unidade responsável pelas atividades de capacitação, Joseane Aparecida Correa, acompanharam o conselheiro Fontes nas visitas. “Aproveitem a oportunidade, porque essas experiências são ricas para o processo de aprimoramento da gestão pública”, declarou o prefeito. Ele destacou que os recursos dos municípios para capacitação são poucos e, geralmente, são investidos nas áreas da saúde e educação.

 

Próximas etapas

Na próxima semana, será a vez do oeste receber a equipe do Tribunal. As cidades de São Miguel do Oeste, Chapecó e Concórdia serão as sedes nos dias 10, 11 e 12/7, respectivamente. Depois será a vez de Palhoça (19/7), Lages (24/7), Videira (25/7), Campos Novos (26/7), Jaraguá do Sul (31/7), Rio do Sul (1/8), Blumenau (7/8) e Itajaí (8/8).  A meta é mobilizar cerca de 4 mil pessoas dos 293 municípios do Estado. Os interessados podem fazer suas inscrições clicando aqui.

O evento é coordenado pelo Instituto de Contas do Tribunal e tem a parceria das Associações de Municípios, da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), do Ministério Público do Estado (MPSC) e da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc).

 

FONTE:acom@tce.sc.gov.br