O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu as regras para tornar obrigatória a presença de kits antifurto nos veículos vendidos no País. A discussão da medida durou anos. Mas, agora, com a definição, 20% de todos os automóveis e caminhões novos terão de ter sistemas de bloqueio e rastreamento já em janeiro do próximo ano. A previsão é de que até agosto de 2013, 100% dos veículos novos estejam com o equipamento.
Na forma da Deliberação 128/2012, o Contran determinou o novo cronograma. E de acordo com a orientação, as motocicletas também terão de se adequar à nova medida. O prazo para que toda a frota esteja equipada é de até janeiro de 2014.
O sistema deve estar instalado nos carros, mas a opção de pagar para manter o serviço de rastreamento – prestado por empresa privada do ramo – será do proprietário. O bloqueio deve ser funcional, também com a opção de ser acionado diretamente pelo proprietário.
Falta de tecnologia
A demora de mais de cinco anos para conclusão da medida foi causada por diversos motivos, segundo matéria do Estado de São Paulo. Principalmente, por falta de definição da tecnologia usada para manter a comunicação entre o carro e a central de rastreamento. Assim, ficou estabelecido que cada fabricante – ou importador – de veículo terá de homologar seu modelo no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Veja a deliberação aqui
CNM com informações do Estadão