A Associação de Municípios da Região de Laguna – AMUREL completa amanhã, terça-feira (14) 42 anos de atividades em defesa dos municípios. Nasceu em razão de uma série de reivindicações dos municípios da região, sobretudo dos menores, que sempre tinham enormes dificuldades em ver seus anseios atendidos. Porém, foi o prefeito do maior município da região, Tubarão, Dilney Chaves Cabral, o primeiro a assumir o controle administrativo da entidade, justamente por sua maior experiência na lida pública. Dilney exerceu a presidência em mandatos consecutivos entre 14 de agosto de 1970 até 10 de abril de 1973. Depois de Chaves Cabral outros 39 prefeitos estiveram à frente do Conselho de Administração da AMUREL, sem contar com o atual presidente, o prefeito de Laguna, Célio Antônio, que assumiu em maio deste ano no lugar do prefeito Luiz Carlos Brunel Alves, e permanecerá até 31 de dezembro. O município de Laguna continuará à frente da presidência da AMUREL até a assembleia de fevereiro de 2013, quando será escolhido o novo presidente e a nova diretoria.
A AMUREL presenciou diversos movimentos pelo desenvolvimento regional buscando sempre o fortalecimento dos ideais municipalistas e dos interesses regionais, com atuação de pessoas públicas que sempre buscaram o fortalecimento dos pequenos, dando voz aos apelos em prol dos municípios de nossa população.
A AMUREL atuou firmemente no socorro às vítimas e aos municípios durante a enchente de 1974 sob a presidência do então prefeito de Tubarão, Irmoto Feurschuette. Com o mesmo empenho, atuou como Interlocutora na reconstrução da região após aquela catástrofe climática. Paulinho May, presidente durante o mais longo período (quase 5 anos) promoveu a integração dos municípios naqueles anos de crise generalizada e articulou politicamente para que os governos federal e estadual agilizassem os recursos para região, minimizando os impactos negativos da enchente.
Entre as diversas atividades à disposição dos municípios destacam-se o apoio no acompanhamento do movimento econômico e suporte aos projetos de engenharia dos municípios. Porém, todos os setores da administração pública recebem ajuda, acompanhamento, assistência, orientação e capacitação da AMUREL.
Por estarmos em período eleitoral neste ano a entidade não fará evento público para comemorar a data, como ocorre habitualmente. Entretanto, nesta semana a direção da entidade tem estreitado o relacionamento com a imprensa. O presidente Célio Antônio tem sido convidado para entrevistas pelos mais diferentes veículos. Na quinta-feira (16), entre 21h e 23h, o presidente Célio, o prefeito de Santa Rosa de Lima (ex-presidente da AMUREL), Celso Heidemann e o prefeito de Gravatal Rudinei Fernandes serão entrevistados pelo apresentador Antônio Rodrigues, na Unisul TV. Os prefeitos de Treze de Maio, Arilton Francisconi Cândido, e de Sangão Antônio Mauro Eduardo devem confirmar presença também.
Entre os temas da conversão estão as atividades às quais a AMUREL está ligada direta ou indiretamente nos últimos tempos como: assessoria à emancipação do município de Pescaria Brava, royalties do petróleo, aeroporto regional, consórcios intermunicipais de Saneamento e de Saúde, Conselho de Desenvolvimento Territorial do Território Serra-Mar (Codeter) movimento econômico, assessorias da AMUREL, entre outros temas.
Álvaro Dalmagro – Ascom AMUREL