Mais de 2,5 mil Municípios já alcançaram a meta Brasil do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 4,6 projetada para o ano de 2011, nos anos iniciais do ensino fundamental. O resultado foi levantado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) a partir da divulgação do Ideb, na terça-feira, 14 de agosto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O índice mostra que as escolas da rede pública do Brasil tiveram avanços nas metas do ensino fundamental. Nessa etapa de ensino, as notas dos anos iniciais – 1º ao 5º ano – aumentaram de 4,6 atingida em 2009, para 5,0 em 2011, superando a meta projetada. Nos anos finais, do 6º ao 9º ano, a nota passou de 3,9 para 4,1.
No segmento que corresponde aos anos finais do ensino fundamental, apesar de 1.153 Municípios ficarem acima da meta Brasil de 3,9 e 119 terem atingido a meta, é preciso ainda enfrentar o desafio de melhorar a qualidade do 6º ao 9º ano, pois 1.795 Municípios não conseguiram alcançar as metas definidas para o país.
O Ideb mensura o desempenho do sistema educacional, por meio das avaliações da Prova Brasil e das taxas de aprovação das escolas. Os dados são utilizados na construção de políticas públicas e ações que promovam um ensino de qualidade.
Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, os dados demonstram que os gestores municipais estão comprometidos com a melhoria da qualidade do ensino e práticas pedagógicas mais eficientes, porém ainda há muitos desafios a enfrentar.
Escolas com Ideb alto
Com cerca de 200 alunos, a Escola Municipal Santa Rita de Cássia, em Foz do Iguaçu (PR), recebeu nota 8,6 no Ideb 2011 e empatou com a Escola Municipal Carmélia Dramis Malaguti, de Itaú de Minas (MG), no topo do ranking das melhores escolas públicas para os anos iniciais do ensino fundamental. A escola mineira subiu 2,6 pontos no Ideb desde 2007. No mesmo período, a prefeitura de Itaú de Minas fez um programa de capacitação de professores.
Confira aqui os dados do Ideb de seu Município